• 31 de janeiro de 2026

Proteção contra bronquiolite e pneumonia: DF inicia vacinação de bebês e crianças até 2 anos a partir de segunda-feira (2)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inicia, a partir desta segunda-feira (2), a aplicação do nirsevimabe, medicamento indicado para a prevenção de infecções graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). A ação é voltada para bebês prematuros nascidos com até 36 semanas e 6 dias de gestação e para crianças de até 24 meses com comorbidades.

O medicamento será disponibilizado para bebês nascidos a partir de 1º de agosto de 2025. A lista dos locais de aplicação pode ser consultada no link oficial da SES-DF.

Proteção contra bronquiolite e pneumonia

O VSR é o principal responsável por casos graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida, especialmente em bebês prematuros e crianças com condições de saúde preexistentes. O uso do nirsevimabe tem como objetivo reduzir internações, complicações respiratórias e a sobrecarga no sistema público de saúde.

Distribuição das doses no DF

No último dia 26, a SES-DF recebeu do Ministério da Saúde um lote com:

  • 296 doses de 0,5 ml, destinadas a bebês com menos de 5 kg;
  • 60 doses de 1 ml, para bebês com 5 kg ou mais.

O nirsevimabe será aplicado tanto nas maternidades públicas do Distrito Federal, para prematuros que ainda estão internados, quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atendendo crianças que já estão em casa.

Impacto na rede de saúde

Segundo a referência técnica distrital (RTD) de Pediatria da SES-DF, Juliana Queiroz, o medicamento representa um avanço importante na proteção da primeira infância.

“O nirsevimabe é uma grande arma para proteger nossas crianças menores de dois anos contra quadros graves de bronquiolite. Na prática, são menos crianças nos prontos-socorros, menos internações e menor espera por leitos de UTI pediátrica”, afirma.

Em todos os pontos de atendimento, as equipes de saúde estão preparadas para orientar as famílias, esclarecer dúvidas e avaliar individualmente cada bebê.

Confira aqui a lista dos locais onde o nirsevimabe está disponível.

Foto: Divulgação/Gov.BR


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Luz mais barata: Aneel anuncia bandeira verde para fevereiro e não haverá cobrança extra

Read Next

Sonho da casa própria: Ibaneis Rocha entrega 320 moradias no Riacho Fundo II e avança meta de 100 mil casas no DF

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.