• 2 de maio de 2024

POPULAÇÃO CONSCIENTE | Lucilene Florêncio diz que governo Ibaneis quer aumentar cobertura vacinal contra a Covid e intensificar ações de combate à dengue

A terceira mulher a comandar a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), a médica Lucilene Florêncio quer dar um choque de gestão no órgão o qual integra como servidora concursada desde 1999. A secretaria da pasta concedeu entrevista ao Expressão Brasiliense na segunda (27) e destacou que o governo Ibaneis está empenhado em aumentar a cobertura vacinal contra a Covid e intensificar as ações de combate à dengue.

Apesar de estar a poucos dias no cargo, a doutora Lucilene conhece bem a estrutura administrativa-organizacional da rede pública de saúde do DF. A chefe da SES/DF destacou que ainda nos dias de hoje tem gente recebendo a 1ª dose da vacina contra a Covid.

“Nós estamos trabalhando para que a população tenha a consciência da importância de se imunizar contra a Covid. Nós temos que insistir no resgaste da tradição da vacina no Brasil. Se hoje temos menos pessoas nos hospitais é porque 88% da população do DF já está vacinada com a 1ª dose”, pontuou Lucilene Florêncio.

A secretaria fez um apelo para que a população complete o ciclo vacinal contra a Covid. “Constatamos que a procura pela 1ª dose de reforço ainda está baixa. Por isso, reforço aqui o pedido em nome da Secretaria de Saúde para que o cidadão ou cidadã vá até um dos mais de 100 pontos que temos de vacinação no DF e tome a sua vacina contra a Covid. É importante a pessoa está com sua vacinação em dias. Hoje o pessoal está podendo escolher até de qual laboratório quer tomar”, salientou a médica.

Combate à dengue

Lucilene também ressaltou que a SES/DF vai intensificar as ações de combate à dengue. A gestora reforçou que a população deve fazer a sua parte ao redobrar os cuidados em suas residências para evitar que surjam focos do mosquito aedes aegypti.

“Os casos de dengue têm aumentando não só aqui como em todo o Brasil. Aqui no DF, a Secretaria está se preparando para intensificar as ações da vigilância ambiental como o fumacê, visitas domiciliares, recolher carcaças e outros materiais que são encontrados e que podem ajudar na proliferação do mosquito. Esse é um trabalho que também envolve outros órgãos do GDF. Quando a gente fala em dengue, a gente fala de mudança de hábito de vida da população”, observou.

Reforço de pessoal

Ainda durante a entrevista, Lucilene Florêncio enfatizou que o GDF vem trabalhando para repor o quadro de pessoal da SES/DF. “Esse governo conseguiu zerar o cadastro reserva de alguns cargos do último concurso. Tivemos um concurso realizado no último fim de semana e já estamos preparando mais um voltado apenas para médicos temporários”, informou.

Mutirão de cirurgias

Lucilene revelou que nos próximos dias a SES/DF deve divulgar o edital de chamamento nos próximos dias para contratar hospitais da rede privada do DF para realizar cirurgias. “Infelizmente, temos uma alta demanda reprimida de alguns procedimentos cirúrgicos em decorrência da pandemia. Essa parceria com os hospitais particulares vai permitir a gente zerar a fila de espera”, explicou a secretária.

Foto: Sandro Araújo/SES-DF

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

EXERCÍCIO DA ATIVIDADE RURAL | Regularização ambiental das propriedades rurais avança no DF

Read Next

PROPULSOR DA ECONOMIA DO DF | BRB movimenta mais de R$ 11 bilhões com programas