• 22 de novembro de 2024

NOVO CEPAV | Assistência às vítimas de violência é fortalecida no DF

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo para fortalecer a assistência às vítimas de violência com a reformulação do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância às Violências (PAV). Com a publicação da Portaria nº 942 na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (22), o PAV passa a se chamar Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav).

Além da alteração de nomenclatura, a publicação fortalece a rede de assistência e esclarece as atribuições dos centros, que têm a função de fazer o acolhimento e a atenção integral, na esfera ambulatorial, às pessoas submetidas a situações de violência.

“O DF inova e estabelece uma política pública de estado para atender as vítimas de violência sexual, familiar e doméstica. O PAV deixa de ser programa e passa a ser uma unidade assistencial, com equipe de especialista e atribuições definidas”, explica a psicóloga e gestora da temática da violência na Secretaria de Saúde, Fernanda Falcomer.

O novo Cepav está presente nas sete regiões de saúde do Distrito Federal e totaliza 18 unidades. Toda a rede pública de saúde está apta a identificar, acolher, notificar e atender as pessoas em situação de violência. E é nas  unidades deste centro que a assistência é mais específica.

Por lá, o atendimento é multidisciplinar, prestado por meio de uma abordagem biopsicossocial. Nos serviço, estão disponíveis assistente social, profissionais de Enfermagem, psicólogo, técnico administrativo, ginecologista, pediatra e psiquiatra.

ATRIBUIÇÕES – Além da assistência, a portaria publicada no Diário Oficial formaliza as demais atribuições do Cepav, como a elaboração e divulgação de material educativo, ações de educação permanente sobre o tema para os profissionais de saúde, articulação da rede intra e intersetorial.

(Agência Saúde)

Read Previous

CHEGOU A HORA | Nascidos em junho e julho sem conta na Caixa podem sacar FGTS

Read Next

QUEM CHEGAR PRIMEIRO, LEVA | Partido de Bolsonaro e sigla militar disputam o “três oitão”