Celebrado na próxima segunda-feira (4/3), o Dia Mundial da Obesidade é uma oportunidade anual para a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçar a importância da conscientização contra um dos mais graves problemas de saúde do planeta de acordo com a entidade.
Tamanha preocupação se justifica tanto pelo seu impacto em comorbidades como doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de cânceres. Dados apontam que atualmente existem cerca de 1 bilhão de obesos em todo o mundo. Aqui no Brasil, o montante supera os 40 milhões de pessoas.
De acordo com estudos conduzidos pela Iowa State University em 2021, a musculação é uma das formas mais efetivas de prevenção da doença, podendo reduzir em até 30% a possibilidade de desenvolvimento da obesidade de quem a pratica durante uma ou duas horas semanais. Já trabalhos como o publicado por especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais salientam que os exercícios de força são as principais armas para o tratamento do problema por trazerem benefícios metabólicos e influenciam no aumento do gasto energético quando o corpo está em repouso.
Benefícios
Os benefícios da musculação para o tratamento da obesidade também são reforçados por profissionais que atuam no cotidiano das academias de ginástica. Treinador da Smart Fit, Michel Araújo destaca que a modalidade oferece uma maior segurança na execução dos exercícios em comparação a outros esportes.
“Todas as atividades são ótimas para a saúde, porém, a corrida, por exemplo, pode não ser a mais indicada para os obesos devido à dor que podem causar durante sua prática”, afirmou o profissional. “Já a musculação, por não causar o mesmo impacto e oferecer fácil controle de volume e intensidade, pode ser uma das mais indicadas nesse primeiro momento, pois ajuda na sustentação das articulações e combate à atrofia muscular, reduzindo as possibilidades de ter dores após o treino”, complementa.
Para além da adequação da prática em si, Araújo chama a atenção para o fato das academias de musculação estarem preparadas para servirem como uma espécie de reduto de acolhimento para os obesos. Isso acontece, segundo ele, porque esses espaços contam com profissionais aptos a atuarem professores em sentido amplo. Ou seja, ensinando não apenas o exercício em si, mas transmitindo toda a filosofia que envolve a adoção de um estilo de vida mais saudável.
“Sendo a obesidade também uma das causas de diversas patologias como a depressão é importante que o professor tenha empatia e o cuidado nas tratativas com esses alunos . Neste contexto é nosso papel sugerir atividades que sejam prazerosas, adaptar horários, incentivar a prática com amigos e pessoas que estão na mesma situação e enfatizar os resultados. Tudo isso motiva cada vez mais os alunos”, finalizou o profissional.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.