A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) divulgou no fim da tarde desta quinta (11) um alerta para a população sobre informações falsas que têm sido disseminadas nas redes sociais. Um áudio, atribuído a uma mulher chamada Larissa, que supostamente seria assessora da Secretaria de Saúde, tem circulado em grupos de WhatsApp alertando para um lockdown geral que começaria amanhã, sexta-feira, dia 12 de março.
Veja também
A SES/DF esclareceu que a informação é falsa e que não há nenhuma definição quanto a implantação de um “lockdown geral”. O GDF também pede para que não sejam repassados conteúdos duvidosos. O objetivo dessas fake news é de desinformar e causar pânico na população.
O órgão divulgou que a página Saúde Sem Fake News foi criada para que esse tipo de conteúdo viral possa ser checado e devidamente esclarecido. Para verificar a veracidade de alguma informação sobre a Secretaria e/ou achar que a mesma é fake, o cidadão pode pode remetê-la pelo aplicativo WhatsApp no telefone (61) 99252-3540.
A SES/DF reforça que o canal não funciona como um SAC ou é voltado para tirar dúvidas dos usuários, mas é um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente neste espaço se são verdade ou mentira, bem como em suas redes sociais.
Da Redação com informações da Agência Saúde DF