Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Universidade de Brasília (UnB) foi firmada, na sexta-feira (20), para fortalecer o combate ao coronavírus (Covid-19).
Em reunião entre o secretário de saúde, Francisco Araújo, gestores da pasta e da UnB, ficou definido que a universidade oferecerá apoio na realização de testes de diagnóstico da doença.
“A ideia é fazermos essa parceria e utilizar a expertise da universidade nessa área para aumentarmos o número de diagnósticos para o coronavírus”, afirmou Francisco Araújo, em reunião no Centro Empresarial PO 700.
De acordo com o professor de Imunologia da UnB, Jaime Santana, o laboratório da universidade tem capacidade para realizar entre 500 a 700 diagnósticos por dia.
“Estamos todos prontos para começar. Assim que os insumos forem comprados para fazer a reação que detecta o vírus, começaremos imediatamente, como parte da função social que a universidade desempenha”, informou Santana.
O laboratório da UnB possui dez máquinas capazes de amplificar o material genético do vírus e fazer as reações químicas que detectam o DNA do coronavírus. “Nessa ampliação fazem-se cópias do DNA até um nível em que possamos avaliar e saber, com certeza, se o vírus analisado é do coronavírus ou algum outro”, explicou o professor.
Os resultados dos exames feitos pela universidade podem demorar até dois dias para serem concluídos.
(Agência Saúde DF)