A partir de outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o Distrito Federal receberá carretas da saúde itinerantes para ampliar o atendimento especializado à população. As unidades móveis vão circular por regiões administrativas do DF, levando consultas e exames gratuitos em uma ação conjunta entre o programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
A primeira etapa da iniciativa será voltada à Saúde da Mulher, em alusão ao Outubro Rosa, e começará nas regiões de Sol Nascente e Ceilândia. As carretas oferecerão consultas com ginecologistas e exames complementares, com funcionamento previsto por 30 dias consecutivos.
Os atendimentos serão realizados por profissionais do programa Agora tem Especialistas, que também fornece a estrutura das carretas. Os pacientes contemplados serão aqueles que estão na fila de regulação do DF, convocados conforme critérios de gravidade e tempo de espera.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou a importância da ação conjunta.
“A parceria com o Ministério da Saúde é de extrema importância para prover uma melhor assistência aos nossos pacientes e reduzir as filas. É uma cooperação que já trouxe avanços no rastreamento do câncer de colo do útero, na rede nacional de dados em saúde e agora com as carretas de especialistas”, afirmou.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ressaltou o impacto da iniciativa.
“O programa Agora tem Especialistas é uma ação estratégica para ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera na atenção especializada. Iniciaremos em outubro com a Carreta Saúde da Mulher, oferecendo serviços de prevenção ao câncer de mama, de colo do útero e atendimentos em ginecologia. Essa parceria com o Distrito Federal é fundamental para transformar a espera em cuidado e fortalecer a rede de saúde do DF”, afirmou.
Além da Carreta Saúde da Mulher, estão previstas novas unidades móveis com foco em outras especialidades, como oftalmologia e exames complementares. O cronograma completo será divulgado em breve pela Secretaria de Saúde do DF.
Com informações da Ag. Brasília
Foto: Divulgação/SES-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.