*Por Luciano Lima
Os cenários causados pela contaminação do novo coronavírus são incertos e estão deixando muita gente apreensiva, sem dormir, sem se alimentar direito e com muito medo. Medo esse que está sendo pontencializado por incertezas políticas e econômicas. Aliás, o mundo já está contabilizando as perdas que serão causadas pela recessão econômica, pela fome e pela depressão, que é um dos males do século.
E no plano espiritual: você já parou para pensar? Poderia ser tudo isso um recado de Deus para o caos pelo qual a humanidade está passando? A experiência triste que o planeta vive pode ter várias explicações, interpretações e deixa às claras quem nós éramos e quem nós somos. Não seria esse o momento para fazermos uma profunda reflexão sobre o valor do ser humano e da vida humana? Será que em algum momento nos preocupamos com o que plantamos?
Todas as interrogações não podem ser respondidas a “toque de caixa”. É preciso que cada um faça a sua própria reflexão. O certo é que não podemos sair dessa pandemia pior do que entramos. Estávamos (ou ainda estamos) vivendo em um mundo de intolerância, arrogância e ganância dos poderosos, segregação e desrespeito à vida humana. O planeta nunca foi tão desrespeitado com políticas “assassinas” em nome de um desenvolvimento que não respeita a vida.
Seria tudo isso um recado de Deus? E os nossos jovens? Estão sucumbindo a um consumismo que machuca e dilacera a sua própria identidade. Infelizmente, é a ” Era do TER subjugando o SER”. Respiramos tempos onde não há mais autoridade a ser respeitada e a família é desconstruída diariamente. Esse peso e a infeliz e trágica soma de todos esse fatores estão levando milhares de nossos jovens para o vale sombrio da depressão. O suicídio é uma das principais causas de morte de jovens entre 15 e 24 anos.
Seria tudo isso um recado de Deus? É certo que a humanidade precisa corrigir rumos. Deus está no comando da história. Independente da sua crença, não chegamos neste mundo por acaso. A pandemia do Covid-19 pode SIM ser interpretada como uma pausa para uma reflexão sobre o mal que estamos causando ao planeta e à humanidade.
Seria tudo isso um recado de Deus? O peso das milhares de vítimas causadas pelo Covid-19 e pelo isolamento social já está caindo sobre nossos ombros. Então, o que fazer?
Seria tudo isso um recado de Deus? Por mais que pareça absurdo, diante de milhares de vidas perdidas, a pandemia do Covid-19 trouxe também boas notícias: Deus e a família voltaram a ter a importância justa e merecida; laços familiares foram reatados; a solidariedade uniu os diferentes e afastou as indiferenças. E não para por aí: o camada de ozônio vem se recuperando; a melhora no ar até nas cidades mais poluídas; animais voltando a aparecer e frequentar seus habitats naturais; mares, rios e lagos voltando a respirar vida.
Seria tudo isso um recado de Deus? Você já parou para refletir que antes do Covid-19, só a Segunda Guerra Mundial havia causado pânico global e sitiado as nações? Nem o H1N1, conhecido também como gripe suína, que se alastrou pelo mundo em 2009 e ficou conhecida como a 1ª pandemia do século 21, foi capaz de paralisar o planeta. Seria então tudo isso um recado de Deus? Você, que está lendo este texto, teve ou não a sua vida completamente modificada pelo novo coronavírus?
* Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista.