A três quilômetros do Congresso Nacional, a Costelaria Gaúcha, inaugurada na virada do ano de 2022, para um grupo de seletos convidados, marcou o início das atividades gastronômicas e culturais típicas do Rio Grande do Sul.
Quem passa pela via que liga a Ponte JK ao Plano Piloto, chama atenção a estilizada fazendinha dos pampas ou small farm, encravada no Trecho 3 do Setor de Clubes Esportivos Sul, na mesma área da Fundação de Rotarianos de Brasília.
A Costelaria Gaúcha funciona de terça a sábado para o almoço e janta. Aos domingos, o restaurante funciona apenas para o almoço.
Sonho de adolescente
Vestido a caráter por uma pilcha campeira (bombacha, camisa, colete, bota, cinto, chapéu, lenço e faca na cintura), Gilberto Zortéa, gaúcho de 45 anos, nascido em Erechim, assa carne desde os 21 anos. Ele conta que a Costelaria é a realização do sonho de um adolescente que saiu da roça, e conseguiu unir suas duas paixões: a culinária e a vida rural como um estancieiro dos pampas.
Para quem chega na Costelaria Gaúcha, a sensação é de estar em uma fazendinha com curral de animais, laguinhos com patos e até uma capela, ambiente típicos das estâncias gaúchas, fincada em plena capital federal.
Ao contrário de outros restaurantes do segmento, que usam de tecnologias para facilitar a queima da carne, a Costelaria Gaúcha, segundo Gilberto Zortéa, faz questão de preservar o método original utilizando a brasa, como os Sete Povos faziam no século XVII, nas região das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul.
Além da costela bovina, feita no fogo de chão, o restaurante apresenta um farto acompanhamento com salada de batata com maionese, arroz de costela, feijão-tropeiro, farofa, vinagrete e mandioca cozida, com frutas, lentilhas e leitão.
O ambiente da Costelaria Gaúcha, esbanja a boa música riograndense, apresentação de danças como chimarrita e chula, além do estilo country e sertanejo.
O restaurante possui um amplo estacionamento, além de ambientes confortáveis e tratamento especial para a sua clientela.
Serviço
Costelaria Gaúcha – A legítima costela fogo de chão
Horários de funcionamento:
terça a quinta – das 12h às 15h e das 19h às 23h.
sexta e sábado – das 12h às 23h
domingo – das 12h às 16h
Endereço: SCES Trecho 3 lote 6B (via da Ponte JK)
Com informações do Radar DF
Foto principal: Reprodução/Radar DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.