• 3 de dezembro de 2024

VOLTA ÀS AULAS | Detran e Batalhão Escolar vão intensificar ações educativas e policiamento nas imediações de escolas

A partir desta segunda-feira (29), mais de 465 mil estudantes e mais de 62 mil profissionais da educação iniciam o segundo semestre letivo de 2024 em 840 unidades escolares. Para garantir que o retorno às atividades ocorra de forma segura, o Batalhão de Policiamento Escolar (BPESc), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) estarão nas imediações das escolas com operações, blitzes educativas e intensificação do policiamento. O objetivo é dar fluidez e segurança ao trânsito de veículos e pedestres.

“Todo mundo já sabe: quando a rede pública volta, muda bastante o cenário do trânsito. O retorno dos estudantes deixa a cidade bem mais movimentada, mas é muito bom, porque é a continuidade de um trabalho que planejamento para fazer e ter muito sucesso”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Cinco escolas foram escolhidas como pontos de concentração das atividades do Batalhão de Policiamento Escolar: CED 07 de Ceilândia, CED 01 do Itapoã, CEF São José (São Sebastião), CEF Drª Zilda Arns (Paranoá) e CEF 01 do Paranoá. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, a cada dia o policiamento será intensificado em uma região, onde serão feitas abordagens educativas sobre segurança pública, segurança escolar e trânsito, com distribuição de panfletos e apresentações.

“É uma ação institucional planejada e articulada para manutenção da ordem pública e preservação da segurança nas escolas e dos mais de 600 mil estudantes, professores e comunidade escolar do Distrito Federal”, explica a comandante do BPESc, tenente-coronel Renata Cardoso. “Além do policiamento ostensivo, haverá divulgação de panfletos com dicas de segurança escolar, palestras preventivas ao bullying, cyberbullying, sobre o uso indevido de drogas e momentos cívicos em diversas escolas”, completa.

Fiscalização

Já as equipes de policiamento do Detran-DF retomarão as operações Escola Segura, Transporte Seguro e Blitz Escolar de forma semanal com cronogramas que atendam todo o Distrito Federal. A primeira ação tem como foco a segurança viária, a fluidez do trânsito e a travessia dos estudantes nas faixas de pedestres. Para isso, os agentes de trânsito estarão posicionados nas imediações das escolas. As demais visam fiscalizar os meios de transporte para averiguar se os veículos escolares seguem as normas de trânsito, como capacidade de lotação, uso de cinto de segurança e itens obrigatórios.

“Nossa prioridade é garantir um trânsito seguro para pais, alunos e servidores das escolas, fiscalizando transporte irregular e coibindo o cometimento de infrações que possam gerar risco à segurança viária. Queremos que todos, em especial nossas crianças, façam o trajeto casa-escola-casa de forma segura”, defende a diretora substituta de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lorena Lessa.

Atualmente, o Detran conta com uma lista de mais de 1,8 mil veículos autorizados e 2 mil condutores cadastrados, todos aptos a realizar o serviço de transporte escolar. Essa relação é atualizada semanalmente e pode ser consultada por meio deste link.

Veículos de transporte escolar irregular podem ser denunciados por meio dos canais da ouvidoria, pelo telefone 162, no site e nas mídias digitais do Detran-DF. Além disso, é possível enviar denúncias para o e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (61) 9149-0995 (que só atende a mensagens de texto).

(Agência Brasília)

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

CARRETA DA INCLUSÃO | Estrutura móvel com diversos serviços à população chega ao Recanto das Emas na terça (30)

Read Next

MESMO SOB CONTESTAÇÃO DA OPOSIÇÃO | Conselho Eleitoral declara vitória de Nicolás Maduro com 51,2% dos votos na Venezuela