No dia 7 de dezembro, as cinco unidades do Espaço de Cidadania do CIEE (Taguatinga, São Paulo, Grajaú-SP, Salvador e Manaus) realizam o “Intercâmbio Literário”. O projeto visa promover um intercâmbio de informações, dicas e culturas das quatro localidades, além de despertar o interesse dos jovens pela leitura e escrita. A iniciativa ocorre desde 2019 e os resultados são muito satisfatórios, com trocas e envolvimento entre os conviventes dos Espaços.
Em 2021, a terceira edição do “Intercâmbio Literário” promove uma viagem virtual pelas cidades onde estão localizados os Espaços de Cidadania, estimulando os conviventes a vivenciarem uma imersão em diferentes culturas. Na ocasião, os jovens serão convidados a escrever cartas que apresentem valores regionais envolvendo aspectos como culinária, música, danças, costumes, tradições, pontos turísticos, gírias locais, etc. Eles podem enviar também fotografias e desenhos para ilustrá-las. Em seguida, essas cartas são trocadas, por intermédio dos orientadores e gerência dos Espaços de Cidadania de cada estado. O dia 6 de dezembro vai marcar o momento de todos se conhecerem virtualmente.
Vínculo durante a pandemia
Durante um ano e meio, em momento de pandemia e isolamento social, a unidade do Espaço de Cidadania de Taguatinga manteve as atividades e o vínculo com os jovens atendidos e familiares, via WhatsApp e por meio de outras plataformas virtuais (Google meet). Em outubro de 2021, as atividades presenciais foram retomadas, respeitando regras de distanciamento e o uso de máscaras.
O que são os Espaços de Cidadania?
Espaços de Cidadania são unidades do CIEE dedicadas à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com objetivo de fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho. O público-alvo é encaminhado prioritariamente pela rede socioassistencial, em particular, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Foto: Reprodução/CIEE