• 21 de novembro de 2024

SUCESSOR DE BIN LADEN | Líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi morto pelos EUA no Afeganistão

Ex-cirurgião egípcio, Ayman al-Zawahiri, foi morto por um ataque de drone dos EUA no Afeganistão. Ele era conhecido como o principal ideólogo da Al-Qaeda. O cirurgião oftalmologista ajudou a fundar o grupo militante Jihad Islâmica Egípcia e depois assumiu a liderança da Al-Qaeda após o assassinato de Osama Bin Laden pelas forças americanas em maio de 2011.

Zawahiri era considerado o braço direito de Bin Laden. Alguns especialistas acreditam que ele foi o “cérebro operacional” por trás dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Zawahiri era o número dois — atrás apenas de Bin Laden — na lista dos 22 “terroristas mais procurados” pelo governo dos EUA em 2001 e tinha uma recompensa de US$ 25 milhões (mais de R$ 100 milhões) por sua cabeça.

Nos anos após os ataques, Zawahiri tornou-se o porta-voz mais proeminente da Al-Qaeda, aparecendo em 16 vídeos e áudios em 2007 — quatro vezes mais que Bin Laden — enquanto o grupo recrutava muçulmanos em todo o mundo.

Sua morte ocorreu após um ataque americano em Cabul no final de semana. Essa não foi a primeira vez que os americanos tentaram assassinar Zawahiri.

Em janeiro de 2006, ele havia sido alvo de um ataque de mísseis dos EUA perto da fronteira do Paquistão com o Afeganistão. O ataque matou quatro membros da Al-Qaeda, mas Zawahiri sobreviveu e surgiu em um vídeo duas semanas depois, alertando o então presidente dos EUA, George W. Bush, de que nem ele, nem “todos os poderes da Terra” poderiam matá-lo.

Família nobre

Nascido na capital do Egito, Cairo, em 19 de junho de 1951, Zawahiri vinha de uma respeitável família de médicos e acadêmicos de classe média. Seu avô, Rabia al-Zawahiri, foi o grande imã de al-Azhar, o centro de aprendizado islâmico sunita no Oriente Médio. Um de seus tios foi o primeiro secretário-geral da Liga Árabe.

Zawahiri envolveu-se com islamismo político ainda na escola e foi preso aos 15 anos por ser integrante da Irmandade Muçulmana — a maior e mais antiga organização islâmica do Egito.

Mas suas atividades políticas não o impediram de estudar medicina na Universidade do Cairo, onde se formou em 1974 e recebeu mestrado em cirurgia quatro anos depois.

Seu pai Mohammed, que morreu em 1995, era professor de farmacologia na mesma faculdade.

Sucessor de Bin Laden

Nos anos após a morte de Bin Laden, os ataques aéreos dos EUA mataram diversos auxiliares de Zawahiri, enfraquecendo sua capacidade de coordenação global.

E nos últimos anos, Zawahiri se tornou uma figura obscura e marginal, e raramente se pronunciava.

Os EUA tratam sua morte como uma vitória, principalmente após a caótica retirada do Afeganistão no ano passado. Mas Zawahiri teve relativamente pouca influência, já que novos grupos e movimentos como o Estado Islâmico se tornaram mais influentes.

Um novo líder da Al-Qaeda sem dúvida surgirá, mas provavelmente terá ainda menos influência do que seu antecessor.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Rafael Prudente tem candidatura para federal confirmada durante convenção

Read Next

LIBERTADORES 2022 | Corinthians e Flamengo as quartas da competição nesta terça (2)