O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social divulgou que o número de infecções pelo coronavírus no país vem aumentando gradualmente desde abril. Nesta quinta (8) faz um mês que o governo japonês rebaixou a Covid-19 para a categoria de gripe sazonal.
Com a reclassificação, as autoridades de saúde japonesa passou a coletar os relatórios de casos semanalmente e não mais diariamente. Atualmente, cerca de 5.000 instituições médico-hospitalares foram designadas em todo o país para encaminhar esses dados para controle e monitoramento.
Na semana que findou no dia 14 de maio, cada instituição registrou 2,63 casos de coronavírus, em média, durante a semana. O número foi de 3,55 na semana que terminou em 21 de maio e de 3,63 na que terminou em 28 de maio.
Aumento consecutivos
No pico da oitava onda de infecções, em dezembro passado, a média semanal por instituição foi de 29,80 e passou a diminuir gradualmente desde então. Mas, desde abril, o número tem aumentado por oito semanas consecutivas.
O Ministério da Saúde também verifica o número semanal de novos pacientes hospitalizados por Covid-19. O número foi superior a 20 mil durante a oitava onda, em dezembro passado, mas varia de 2.000 a mais de 3.000 desde a reclassificação.
Segundo a pasta, a contagem de casos é relativamente baixa no momento. Contudo, o Ministério da Saúde pede à população que esteja preparada para uma possível onda de infecções durante o verão e tome as medidas anti-infecção necessárias.
Com informações da NHK World Japan
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.