• 22 de novembro de 2024

PARA LIBERAR CORREDORES HUMANITÁRIOS | Rússia anuncia cessar-fogo parcial contra a Ucrânia para que civis possam deixar o país

A Rússia declarou neste sábado (5) um “cessar-fogo parcial”, a partir das 10h de Moscou (4h no Brasil), para permitir a passagem de corredores humanitários nas cidades de Mariupol e Volnovakha, na Ucrânia.

O exército comandado por Vladimir Putin deve parar ataques “localizados” a partir desse horário, para permitir a evacuação da população local.

“Hoje, 5 de março, a partir das 10h, horário de Moscou, o lado russo declara um regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovakha”, diz o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.

Por enquanto, apenas essas duas cidades serão beneficiadas pelo cessar-fogo, e a Rússia deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território da Ucrânia.

De acordo com o NY Times, o prefeito de Mariupol, Vadym Boychenko, afirmou que foi informado sobre o acordo de cessar-fogo e que as autoridades planejam trazer remédios e outros suprimentos essenciais.

Anteriormente, Boychenko informou que a cidade estava ficando sem comida após ter sido atacada por forças russas nos últimos cinco dias. O prefeito de Mariupol fez um apelo na TV por ajuda militar. “Estamos simplesmente sendo destruídos”, disse ele.

De acordo com a RIA, agência russa de notícias, a evacuação deve começar às 11h do horário local (6h no Brasil). Os moradores terão cinco horas para sair.

(Istoé)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

MAIS AGILIDADE | Detran-GO credencia 50 empresas a realizar o serviço de vistoria veicular no estado

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Tadeu Filippelli afirma que só tem condições políticas de concorrer a distrital