• 17 de outubro de 2024

MAIS UM RECORDE | 21 de julho foi o dia mais quente da história aponta instituto europeu

temperatura média global nos últimos 12 meses, de julho de 2023 a junho de 2024, está 1,64°C acima da média pré-industrial de 1850-1900, segundo a Copernicus Climate Change Service. Um aquecimento maior que 1,5°C repetidamente, pode desencadear impactos muito mais severos no clima global, como por exemplo, ondas de calor mais extremas e eventos de chuvas e secas mais intensas e mais frequentes.

Ultimamente, temos visto intensas ondas de calor atuando em grande parte dos Estados Unidos, Europa e Rússia na semana passada. Este último recorde supera as máximas de temperatura anteriores e destaca a tendência contínua de aumento das temperaturas globais.

No ano passado, o recorde foi de 17,08°C entre os dias 3 e 6 de julho, quando as mudanças climáticas, causadas pela ação humana, como a queima de combustíveis fósseis, provocaram calor extremo extremo no Hemisfério Norte.

Alguns cientistas sugeriram que 2024 pode superar o ano de 2023 como o ano mais quente, uma vez que as mudanças climáticas e a atuação do El Niño no primeiro semestre impulsionam o aumento da temperatura global.

Temperatura média global acima de 1,5°C é perigoso para o planeta

O conjunto de dados da Copernicus é a reanálise de quinta geração do ECMWF que combina observações de satélite e observações locais no Sistema de Previsão Integrado (IFS) do ECWMF, que normalmente é usado para prever o clima, para assim criar uma imagem homogênea do clima global.

O atual aquecimento induzido pela ação humana já causou diversas mudanças no sistema climático, e os impactos no ecossistema oceânico e nas correntes oceânicas são significativamente altos com o aquecimento de 1,5°C. Além disso, a grande maioria dos recifes de corais tropicais corre o risco de desaparecer.

(Tempo)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.qq

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA | GDF lança campanha ‘Homem de Verdade Protege a Mulher’ no próximo dia 30

Read Next

ELEIÇÕES 2024 | Justiça Eleitoral libera consulta a candidaturas já registradas no DivulgaCandContas