• 22 de novembro de 2024

GUERRA NA UCRÂNIA | Rússia realiza o maior ataque aéreo desde o início da invasão

A Rússia lançou mísseis de cruzeiro em cidades ucranianas movimentadas nesta segunda-feira, 10, no que os Estados Unidos chamaram de “ataques horríveis”, matando civis e cortando energia e aquecimento da população com os ataques aéreos mais generalizados desde o início da guerra.

Os mísseis atingiram cruzamentos movimentados, parques e locais turísticos na capital Kiev e explosões foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr, no oeste da Ucrânia, Dnipro e Kremenchuk na região central, Zaporizhzhia no sul, e Kharkiv no leste.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, e suspenderam as exportações de eletricidade para a Europa enquanto tentam acabar com os apagões em todo o país.

Zelenskiy conversou com o presidente dos EUA, Joe Biden, e escreveu no Telegram depois que a defesa aérea é “a prioridade de número um na nossa cooperação”.

“Faremos de tudo para fortalecer nossas Forças Armadas”, disse ele em um pronunciamento durante a noite. “Tornaremos o campo de batalha mais doloroso para o inimigo”.

Biden disse a Zelenskiy que os EUA irão providenciar sistemas avançados de defesa aérea. O Pentágono anunciou no dia 27 de setembro que irá começar a oferecer o Sistema Avançado Nacional de Mísseis de Superfície ao Ar ao longo dos próximos dois meses.

Com informações da Ag. Reuters

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

RESERVA DO PARQUE | Empreendimento no Recanto das Emas vai oferecer mais de 5,7 mil unidades habitacionais

Read Next

NO DIA DAS CRIANÇAS | Planetário vai ter programação especial para celebrar a data