• 14 de abril de 2025

GUERRA COMERCIAL | China avisa que não vai ceder as pressões de Trump após anunciar tarifas de 125% para produtos do país

O governo chinês afirmou nesta quinta-feira, 10, que não recuará na guerra tarifária com os Estados Unidos. O posicionamento feito pela a Embaixada da China em Washington vem um dia depois do governo norte-americano anunciar que produtos chineses passariam a ser taxados em 125%, em resposta de Donald Trump a retaliação de Xi Jinping em taxar os produtos americanos em 84% .

Embora o presidente chinês não tenha se manifestado sobre a disputa tarifária entre os dois países, a Embaixada da China em Washington foi mais direta sobre o patamar atual das relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo: “Não recuaremos”, disse o órgão, poucos dias depois de prometer “lutar até o fim” contra as tarifas norte-americanas.

Desde a semana passada, quando Trump decidiu impor mais 34% de taxas aos produtos chineses, Pequim retaliou aplicando tarifas no mesmo percentual. Washington retrucou, subindo as tarifas para 84%. Na sequência, a China elevou as suas tarifas para produtos dos EUA para os mesmos 84%.

Antes de elevar a tarifa sobre a China para 125%, Trump estabeleceu uma taxa de 104% e deu um prazo de 12h para que o governo chinês retirasse taxas retaliatórias contra produtos dos EUA. Como não foi atendido, ao final do dia, Trump anunciou que os produtos chineses passariam a ser taxados em 125%. A China ainda não confirmou se virá uma nova retaliação.

Antes do anúncio, o presidente americano disse que o aumento da tarifa sobre o país asiático é em resposta “à falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais”. Trump postou em sua rede social que estava à espera de uma ligação do presidente chinês, Xi Jinping, para negociar alternativas à sua guerra tarifária, mas isso não ocorreu.

Com informações do Terra

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

COPA DO BRASIL 2025 | CBF sorteou os 16 confrontos da terceira fase do torneio

Read Next

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Com salários de até R$ 3,5 mil, semana termina com 741 oportunidades de emprego no DF