Uma série de tornados atingiram a região sudeste dos Estados Unidos entre a noite desta sexta-feira, 10, e este sábado, 11, e deixando, ao menos, 70 mortos. Os estados atingidos foram Illinois, Kentucky, Tennessee, Missouri, Arkansas e Mississipi.
Em Kentucky, pelo menos quatro tornados atingiram o solo durante a noite, causando danos significativos em mais de uma dúzia de condados. O primeiro tornado viajou mais de 365 km em todo o Estado, de acordo com o governador do Kentucky, Andy Beshear.
O número de mortos pode chegar a 100, afirmou o governador durante uma coletiva de imprensa no início desta manhã. “O nível de devastação é diferente de tudo que eu já vi”, disse Beshear. “Tínhamos certeza de que perderíamos mais de 50 cidadãos, agora tenho certeza de que esse número é acima de 70. Na verdade, pode acabar ultrapassando 100 até o final do dia”.
De acordo com ele, 189 funcionários da Guarda Nacional foram escalados para ajudar nos resgates.
Algumas das piores destruições ocorreram em Mayfield, uma pequena cidade de cerca de 10.000 habitantes no extremo oeste de Kentucky, onde o Estado converge com Illinois, Missouri e Arkansas.
Cerca de 110 pessoas estavam dentro de uma fábrica de velas na área quando o tornado passou, derrubando o telhado e causando muitas vítimas, disse Beshear.
Kyanna Parsons-Perez, que estava dentro da fábrica, disse que o telhado desabou logo depois que os trabalhadores puderam ouvir e sentir os ventos fortes e a iluminação começou a oscilar. “Nós pudemos sentir o vento… então nos juntamos e fizemos um pequeno monte”, disse Parsons-Perez à NBC. “E, de repente, tudo desabou sobre nós.”
Nas primeiras horas, mais de 56.000 pessoas em Kentucky estavam sem energia, disse Beshear. Ele declarou estado de emergência e escalou dezenas de guardas nacionais.
Esses tornados tiveram como origem uma série de tempestades que ocorreram durante a noite, incluindo uma de supercélulas que se formou no nordeste do Arkansas. Essa tempestade saiu de Arkansas e Missouri e seguiu para os Estados de Tennessee e Kentucky.
“Infelizmente, isso produziu tornados mortais. Um deles pode ter sido um tornado de longo curso”, disse o meteorologista Roger Edward, do Storm Prediction Center. “O tornado assassino foi parte disso.”
Matéria adaptada da Ansa-Brasil
Foto: Divulgação/Ag. Reuters
Relacionado