O primeiro voo comercial internacional do Afeganistão deixou o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (9), com mais de 100 passageiros a bordo, disseram autoridades.
Além de oferecer esperança às pessoas ainda presas no Afeganistão e com medo do novo governo do Taleban, o evento marcou um passo importante nos esforços do grupo islâmico para trazer de volta um grau de normalidade a um país que enfrenta um colapso econômico e uma crise humanitária.
“Conseguimos pilotar o primeiro avião com passageiros há apenas uma hora”, disse o ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, em Islamabad, agradecendo aos líderes do Taleban por ajudarem a reabrir o aeroporto.
Cerca de 113 passageiros estavam a bordo, incluindo cidadãos americanos, canadenses, ucranianos, alemães e britânicos, disse uma fonte.
O voo, operado pela estatal Qatar Airways, pousou a tarde no Aeroporto Internacional Hamad de Doha, informou o canal de notícias Al Jazeera.
A fonte disse que os passageiros foram levados para o aeroporto de Cabul em um comboio do Catar depois que uma passagem segura foi acordada. Em Doha, eles ficarão inicialmente em um complexo que hospeda refugiados afegãos e outros refugiados.
Embora voos internacionais tenham ocorrido com oficiais, técnicos e ajuda nos últimos dias, este foi o primeiro voo civil desde a evacuação frenética de 124 mil que estrangeiros e afegãos após a tomada da capital pelo Taleban no dia 15 de agosto.
(Agência Reuters)
Foto: Divulgação/Ag. Reuters