• 21 de novembro de 2024

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO | Depois de matar líder do Hamas, militares israelenses matam Muhammad Hassin Ramal do Hezbollah

As forças israelenses atacaram o sul do Líbano e mataram um comandante do Hezbollah nesta sexta-feira, 18, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês).

De acordo com o comunicado, o comandante morto é  Muhammad Hassin Ramal, que atuava na área da cidade de Tayibe. “Ele dirigiu muitos ataques terroristas contra o Estado de Israel e soldados do IDF em campo”, diz o texto.

No Líbano, os soldados realizaram operações no sul para localizar armas e lançadores direcionados para comunidades de Israel. Conforme as forças israelenses, várias armas foram apreendidas e um lançador de foguetes Burkan-2.

O comunicado informa ainda que Israel atacou a área de Jabaliya, em Gaza, onde foram mortos terroristas e foi desmantelada a infraestrutura terrorista na área. Uma estrutura militar no centro de Gaza, de onde os terroristas operavam, também foi atacada.

Na quinta-feira, 17, as Forças de Defesa de Israel atingiram cerca de 150 alvos em Gaza e no Líbano.

Morte de líder do Hamas

Na quinta-feira, Israel também anunciou que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, idealizador do ataque de 7 de outubro de 2023 que desencadeou a atual guerra na Faixa de Gaza, foi morto pelas forças israelenses dentro do enclave palestino.

A morte de Sinwar configura uma grande vitória para Israel em um momento crucial do conflito, que já dura um ano. Líderes ocidentais afirmaram que a morte abre a oportunidade para o fim da guerra, mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o conflito vai continuar.

“Hoje acertamos as contas. Hoje o mal recebeu um golpe, mas nossa tarefa ainda não foi concluída”, afirmou Netanyahu em vídeo. “Às queridas famílias dos reféns, digo: este é um momento importante na guerra. Continuaremos com força total até que todos os seus entes queridos, nossos entes queridos, estejam em casa.”

O setor militar israelense afirmou que matou Sinwar em uma operação no sul da Faixa de Gaza na quarta-feira. “Após completar o processo de identificação do corpo, pode-se confirmar que Yahya Sinwar foi eliminado”, informou.

O Hamas não comentou imediatamente o fato, mas fontes no grupo militante afirmaram que indícios sugerem que Sinwar foi morto em uma operação israelense.

(Terra)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

AGENDA DO FIM DE SEMANA | Festival automotivo, Jungle Fight, cinema e teatro de rua agitam o DF

Read Next

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO | Roosevelt Vilela homenageia cirurgiões-dentistas na CLDF pelos serviços prestados à população do DF