O premiê polonês Mateusz Morawiecki convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional do país nesta terça-feira (15/11), após relatos ainda não confirmados de que mísseis russos teriam atingido uma fazenda no vilarejo de Przewodów, na fronteira entre Polônia e Ucrânia, matando duas pessoas.
A agência Associated Press disse que um alto funcionário da inteligência norte-americana não identificado foi a fonte do relato de que mísseis atingiram a fazenda na Polônia.
O porta-voz do governo da Polônia, Piotr Mueller, não confirmou a informação.
O Pentágono disse que não poderia atestar a informação, segundo a agência Reuters, mas que está checando os relatos.
A reunião do Conselho de Segurança Nacional polonês está marcada para as 17h pelo horário de Brasília.
A Reuters cita bombeiros poloneses ao informar que duas pessoas morreram em uma explosão em Przewodów.
“Bombeiros estão no local, ainda não está claro o que aconteceu”, disse Lukasz Kucy, funcionário de um posto dos bombeiros na localidade.
O brigadeiro-general Patrick S. Ryder, secretário de comunicação do Departamento de Defesa dos EUA, disse: “Nós tomamos conhecimento desses relatos na imprensa [polonesa]. Não temos informação nesse momento para corroborar esses relatos, mas estamos encarando isso com seriedade e verificando essas informações”.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que os relatos sobre os mísseis são uma “provocação deliberada” e que não realizou ataques na fronteira entre Ucrânia e Polônia.
Com informações da BBC News Brasil
Foto: Divulgação/BBC News Brasil