• 6 de outubro de 2024

‘CONHEÇA SEU PAR’ | CLDF aprova projeto da Doutora Jane que permite mulheres consultarem antecedentes criminais de parceiros

Projeto da deputada distrital Doutora Jane foi aprovado em dois turnos na CLDF

Foi aprovado, na noite desta terça-feira (25), o projeto de lei que libera a consulta de antecedentes criminais para terceiros, exclusivamente para os crimes tipificados na Lei Maria da Penha e de violência e ameaça contra a pessoa.

A proposta, de autoria da deputada distrital Doutora Jane (MDB), teve aprovação em dois turnos e redação final na Câmara Legislativa do Distrito Federal e segue para sanção do Poder Executivo.

O projeto, chamado pela parlamentar de “Conheça seu par” visa conceder às mulheres o direito de consultar, nos órgãos competentes, se um homem tem em seu histórico registros criminais de violência doméstica ou ameaça contra a pessoa.

“Esse é um projeto muito importante para nossa luta em defesa da mulher. É mais uma oportunidade para a mulher se prevenir no que diz respeito à violência doméstica. E não se trata de invasão da privacidade do homem. É um direito à vida da mulher. E esse direito tem peso maior para a nossa segurança”, declara a deputada.

Doutora Jane lembra que o combate ao feminicídio é uma luta de todos já que é um crime que, em muitos dos casos, ocorre dentro de casa, no âmbito familiar.

“No caso do início de um relacionamento, por exemplo, a transparência é crucial para promover ambientes saudáveis e relações baseadas na confiança. Agora, ofereceremos às mulheres uma ferramenta para tomada de decisões”, finaliza Doutora Jane.

Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

TENSÃO NA BOLÍVIA | Exército se retira da frente do palácio presidencial após Luis Arce reagir a tentativa de golpe de estado

Read Next

LEI DA REURB | CLDF aprova mudança na legislação e novas áreas poderão ser regularizadas