• 23 de fevereiro de 2025

TRANSPORTE PÚBLICO DO ENTORNO | Renan Filho suspende reajuste das passagens de ônibus a pedido de Ibaneis e Daniel Vilela

O Ministério dos Transportes comunicou neste sábado (22) ao Governo do Distrito Federal (GDF) e ao governo de Goiás a suspensão do reajuste de 2,91% no preço das passagens de ônibus da região do Entorno, anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A decisão foi tomada pelo ministro Renan Filho, que atendeu ao pedido do governador do DF, Ibaneis Rocha, e do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. O ministro recomendou à ANTT que suspendesse o reajuste até a implementação do consórcio interfederativo, que reunirá o GDF, o governo de Goiás e o governo federal.

Na última quinta-feira (20), Ibaneis e Daniel se reuniram em Brasília e anunciaram uma parceria para subsidiar parte da tarifa dos ônibus do Entorno, reduzindo o preço médio das passagens.

Durante o encontro, Ibaneis destacou seu compromisso em “resolver definitivamente esse problema das tarifas do Entorno, que tanto aflige a população e também dificulta, para nós do DF, a contratação de trabalhadores dessas regiões devido ao alto custo da passagem”.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que reassumiu o cargo recentemente, comemorou a decisão. “É mais um passo na luta que travamos desde 2023. Conseguimos evitar um aumento que pesaria no bolso dos usuários e seguimos avançando para consolidar o consórcio com o GDF”, afirmou.

Entenda

A ANTT havia autorizado um reajuste de 2,91% no valor das passagens dos ônibus que operam entre Brasília e os municípios do Entorno, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (18).

Caso o ministro Renan Filho não tivesse tomado nenhuma medida, o aumento entraria em vigor neste domingo (23) para as tarifas das empresas que possuem autorização especial para operar o serviço.

Atualmente, cerca de 175 mil passageiros utilizam diariamente as mais de 400 linhas que conectam o Entorno ao DF, reforçando a importância de um trabalho conjunto entre governos e prefeituras para garantir um transporte mais acessível e eficiente.

Foto: Bruno Costa/Governo de Goiás 

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

ELETROMOBILIDADE URBANA | Ibaneis e Celina não medem esforços para transformar Brasília na capital da sustentabilidade