Após registros de aglomerações e desrespeito às medidas de proteção contra o coronavírus, turistas só vão poder entrar em Pirenópolis, uma das principais cidades turística de Goiás, se apresentarem comprovante de reserva na rede hoteleira, restaurantes ou atrativos turísticos da cidade. As regras foram definidas em novo decreto e entraram em vigor na sexta-feira (25/9).
LEIA MAIS
Barreiras sanitárias serão instaladas nos principais acessos de Pirenópolis para controlar a entrada dos visitantes. A medida adotada pelo município também prevê a proibição de acampamentos em áreas públicas, fora do camping. A multa por descumprimento das regras pode chegar a R$ 1 mil.
A mudança no turismo visa evitar uma superlotação na cidade, como os flagrantes do último feriado de 7 de setembro. Na ocasião, filas quilométricas se formaram na rodovia Parque dos Pirineus – que dá acesso às principais cachoeiras. A Rua do Lazer, onde se tem a maior concentração de bares e restaurantes, também teve flagrantes de aglomeração.
O turismo em Pirenópolis foi retomado no dia 15 de agosto, após cinco meses proibido por conta da pandemia do coronavírus. Hotéis, pousadas, casas de aluguel, campings e cachoeiras podem receber visitantes, desde que respeitem a capacidade máxima de ocupação de 65%. Já os restaurantes podem funcionar com capacidade máxima de 80%.
Até as 19h de quinta-feira (24), a cidade tinha 245 casos confirmados de coronavírus e 11 mortes pela doença, conforme dados da SMS.
Regras do novo decreto
- Turistas têm que apresentar comprovante de reserva, junto com documento pessoal e comprovante de endereço;
- Proibido acampar em área pública, fora de camping;
- Proibido comércio ambulante;
- Proibida a realização de eventos, tais como: shows, casa de festas, festas em chácaras ou residência e qualquer outro tipo de evento que gere aglomeração;
- Uso de máscara obrigatório em locais públicos, sob pena de multa de R$ 1 mil;
- Fica liberada a realização de atividades físicas e recreativas às margens do rio, de segunda a sexta-feira, não ultrapassando limite de quatro pessoas, respeitando distanciamento de 2 metros e usando máscaras.
Visita a cachoeiras
No caso das cachoeiras, é preciso agendar horário e tempo de permanência para evitar aglomerações. Durante o deslocamento até chegar ao poço da cachoeira, as pessoas devem utilizar máscaras protetoras faciais, podendo estas serem retiradas somente antes da entrada na água e recolocadas após a saída da água.