Em pouco mais de sete anos, o Entorno do Distrito Federal (DF) passou por avanços considerados históricos em áreas estratégicas como segurança pública, saúde, educação e políticas sociais.
A melhoria na qualidade de vida da população foi destacada por lideranças regionais neste sábado (11/4), durante o encontro Pra Frente Goiás, realizado em Luziânia.
A avaliação predominante entre prefeitos e lideranças políticas é de que o trabalho iniciado por Ronaldo Caiado terá continuidade e será ampliado com a reeleição do governador Daniel Vilela. O evento reuniu representantes de todas as cidades da região, com a presença de 37 prefeitos e cerca de 7 mil participantes.
Lideranças do Entorno defendem continuidade do projeto
Representantes do Entorno veem Daniel Vilela como o principal responsável por dar sequência ao projeto de transformação regional. Ex-vice-governador, ele atua há anos em pautas voltadas ao desenvolvimento das cidades do entorno de Brasília.
Anfitrião do evento, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, criticou gestões anteriores e destacou a mudança a partir de 2019.
“Nunca foi tão fácil escolher um lado. Acompanhei de perto a gestão de Caiado e Daniel. Sou testemunha da transformação”, afirmou.
Segurança pública é apontada como principal avanço
Sorgatto ressaltou a mudança no cenário da segurança pública, área que historicamente afetava a imagem da região.
“Antes, a rotina era marcada por crimes diários. Hoje, comemoramos meses sem registros. O cidadão voltou a ter tranquilidade”, disse.
A redução da criminalidade e o aumento na resolução de crimes são apontados como resultados diretos de investimentos e integração das forças de segurança.
Daniel Vilela destaca crescimento econômico do Entorno
Daniel Vilela afirmou que os avanços são fruto de planejamento estratégico e mudança de postura do governo estadual.
“O Entorno deixou de ser tratado como problema e passou a ser motor de crescimento. Hoje, a região apresenta os índices econômicos mais acelerados de Goiás”, destacou.
Caiado reforça transformação estrutural da região
Ronaldo Caiado também destacou melhorias em áreas essenciais e relembrou o cenário anterior à sua gestão.
“Não havia hospitais, leitos de UTI, nem políticas sociais estruturadas. Hoje, devolvemos dignidade e orgulho ao cidadão do Entorno”, afirmou.
A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, destacou investimentos em infraestrutura e saúde.
“Temos avanços concretos, como o programa Estrada Boa e melhorias no hospital de referência em cardiologia”, disse.
Entre os principais resultados da gestão no Entorno, destacam-se:
Segurança pública
- Ampliação do presídio de Águas Lindas
- Novas unidades prisionais em Formosa, Novo Gama e Planaltina de Goiás
- Projeto IA Contra o Crime, com aumento de quase 80% na resolução de crimes
Saúde
- Policlínica de Formosa
- Hospital Estadual de Águas Lindas
- Estadualização do Hospital de Luziânia
- Reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa
Educação
- Construção de nove escolas na região
- Expansão da educação tecnológica
Área social
- Programa Mães de Goiás atendendo 17 mil famílias
- Bolsa Estudo beneficiando 46 mil alunos
Infraestrutura
- Sistema Produtor Corumbá, beneficiando 1,3 milhão de pessoas
- Recuperação de centenas de quilômetros de rodovias estaduais
Encontro reuniu lideranças políticas e pré-candidatos
O evento também contou com a presença de pré-candidatos ao Senado e parlamentares da base governista, reforçando a articulação política em torno do projeto para o Entorno.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.











