• 13 de dezembro de 2025

Goiás amplia campanha de vacinação contra bronquiolite em gestantes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) intensificou a articulação com a comunidade médica para ampliar a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes. A iniciativa reforça a estratégia de proteção dos bebês contra formas graves de bronquiolite, uma das principais causas de internação de crianças menores de dois anos.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, reuniu-se com lideranças da Associação Médica de Goiás (AMG) e da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) para solicitar apoio direto na divulgação da vacina e na orientação às futuras mães sobre a importância da imunização.

Segundo Flúvia Amorim, a mobilização conjunta é urgente. “Hoje estamos com uma vacina extremamente importante para as gestantes porque ela protege o bebê. Precisamos do apoio dos obstetras e de todas as equipes que acompanham essas mulheres para orientar, tirar dúvidas e ampliar a confiança na vacinação”, destacou.

Campanha reforça proteção contra bronquiolite

O encontro contou com a participação do presidente da AMG, Washington Luiz Ferreira Rios, e do presidente da SGGO, Alexandre Vieira Santos Moraes. Ambos reconheceram a relevância da campanha e discutiram estratégias para ampliar o alcance da informação entre profissionais da saúde e pacientes.

As entidades médicas se comprometeram a reforçar a comunicação em todo o Estado, mobilizando equipes da rede pública e privada.

Durante a reunião, a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, apresentou o esquema vacinal, com orientações sobre triagem, comunicação, logística e distribuição das doses. A vacina está disponível de forma contínua em mais de mil salas de vacinação em Goiás e é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.

Dados e eficácia da vacinação contra o VSR em Goiás

O Estado possui cerca de 91.277 gestantes. A estratégia segue diretrizes científicas que apontam maior eficácia quando a imunização ocorre entre a 28ª semana e até 15 dias antes do parto, período que garante melhor transferência de anticorpos para o bebê. A proteção pode durar até seis meses após o nascimento.

O VSR é a principal causa de bronquiolite em crianças menores de dois anos e responde por:

  • 75% dos casos virais, em média
  • 40% dos episódios de pneumonia no período sazonal

Objetivos da vacinação em gestantes

A imunização contra o VSR busca:

  • Prevenir formas graves de infecções respiratórias em bebês menores de seis meses
  • Reduzir internações e complicações clínicas
  • Evitar problemas respiratórios de curto e longo prazo

A SES reforça que a vacina está disponível em todas as regiões do Estado e recomenda que gestantes procurem as unidades de saúde para garantir proteção antecipada aos bebês.

Com informações da Agência Cora de Notícias

Foto: Divulgação/SES-GO


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Jantar na Residência Oficial reforça unidade da base de Ibaneis e Celina rumo a 2026

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.