• 21 de novembro de 2024

GESTÃO EFICIENTE | Pulso firme de Caiado faz índice de criminalidade cair no Estado de Goiás sob seu comando

Ao lado do governador Ronaldo Caiado, o secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda, apresentou ao secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Paim, e demais participantes da primeira Senasp Itinerante, nesta terça-feira (06/10), o balanço dos índices de criminalidade no Estado. Os números demonstram reduções em todas as modalidades aferidas e nos três recortes observados: último trimestre deste ano, acumulado de 2020, e o apanhado da gestão Caiado, com destaque para a redução em 31% dos casos de homicídio e para o fim do roubo a instituições financeiras.

Rodney iniciou a exposição com dados do acumulado de 2020, sempre comparando o índice com o registrado no mesmo período de 2019. Entre janeiro e setembro últimos, o número de homicídios reduziu em 14,16%. Latrocínios, que é roubo seguido de morte, caíram 27,08% e os registros de lesão corporal seguida de morte tiveram queda de 11,11%. “Esses dados refletem a excelência do trabalho feito pelas forças policiais”, destacou o secretário, que citou outro fato relevante: “Em setembro, tivemos o menor número de homicídios mensal nos últimos 10 anos no Estado de Goiás”.

Continua depois da Publicidade

Leia mais

ELEIÇÕES 2020 – Pábio Mossoró lidera pesquisa e Lêda Borges tem a maior rejeição entre os eleitores de Valparaíso (GO)

Os dados, apurados pelo Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), também apontam queda nos índices do crime roubo, de todos os tipos: de veículos reduziu em 41,41%; de cargas, 41,84%; a transeuntes, 33,66%; em residências, 28,54%; e em comércios, 26,09%. Na zona rural, o número de roubos em propriedades caiu em 42,40%.

Em relação aos roubos a instituições financeiras, o Estado de Goiás está há 17 meses sem registros, que significa uma queda de 100%. “Você vê hoje o seguro mais barato de carro aqui em Goiás. Isso dá tranquilidade para o cidadão. Isso se chama cidadania, é dar autonomia para as pessoas fazerem o que desejam sem ter o empecilho da bandidagem”, destacou o governador.

Da mesma forma, a redução trimestral, considerando os meses de julho, agosto e setembro de 2020, é significativa em comparação ao mesmo período de 2019. A redução de homicídios foi de 7,08%; estupro, 42,79%; tentativa de homicídio, 12,66%; lesão corporal seguida de morte, 50%; roubo de veículos, 49,56%; roubo de carga, 55,26%; roubo a transeunte, 44,81%; roubo em residência, 37,08%; roubo em comércio, 44,07%; roubo em propriedade rural, 44,12%.

Quando comparados os dados de 2020 com os de 2018, antes da gestão de Ronaldo Caiado, os números são ainda mais expressivos. Os crimes de homicídio reduziram em 31,40%; latrocínio, em 56,25%; lesão corporal seguida de morte, 61,90%; roubo de veículos, em 75,70%; roubo de carga, 75,98%; roubo a transeunte, em 60,83%; roubo em residência, 36,52%; roubo em comércio, 59,33%; roubo em propriedade rural, 48,38%; e roubo a instituições financeiras, 100%.

Produtividade

O secretário ainda fez um balanço da produtividade das forças de segurança de Goiás. Desde o início da gestão de Ronaldo Caiado até hoje foram realizadas 8.521 prisões e lavrados 46.437 autos de prisão em flagrante. Além disso, ocorreram também 1.672.468 abordagens.

Durante as mais de 32,8 mil operações em todo o Estado de Goiás, os policiais civis e militares apreenderam uma quantidade superior a 100 toneladas de drogas e mais de 10 mil armas de fogo. Só na zona rural, o número de operações deflagradas em 21 meses passa de 60. O quantitativo resultou em pelo menos 120 prisões, recuperação de mais de 450 cabeças de gado e apreensão de cerca de 75 armas de fogo.

Outro ponto de destaque foi a implantação de uma rede de combate à corrupção, composta pela Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e pela Delegacia Especial de Combate à Corrupção da Polícia Civil. Esse trabalho conta ainda com a atuação de grupos de perícia especializados. Além disso, o Governo de Goiás fortaleceu as delegacias especializadas já existentes e criou o Disque Combate à Corrupção 181.

Até o momento, foram realizadas mais de 150 operações de combate à corrupção nos 21 meses de governo, o que gerou uma expectativa de economia de mais de R$ 1 bilhão, até 2022, já que foram desmanteladas quadrilhas que agiriam por anos desviando recursos públicos.

Batalhão Rural

Especificamente para levar mais segurança à população que vive na zona rural, o Governo de Goiás implantou o primeiro Centro Integrado de Comando e Controle Rural do Brasil, entregou novas viaturas e aparelhos tecnológicos, como drones, notebooks e celulares com acesso à internet, para otimizar o trabalho dos policiais que fazem a proteção por meio do georreferenciamento.

Também foram realizados o cadastro de mais de 25 mil propriedades rurais, ações e visitas comunitárias, bloqueio de vias e captura de foragidos. Em pouco mais de um ano de atuação, o Batalhão Rural já está entre as três unidades mais produtivas da corporação, com mais de 12 mil atendimentos, além de prisões, recuperação de insumos e animais e apreensão de armas de fogo.

(Governo de Goiás)

Read Previous

ELEIÇÕES 2020 – Pábio Mossoró lidera pesquisa e Lêda Borges tem a maior rejeição entre os eleitores de Valparaíso (GO)

Read Next

DECISÃO MANTIDA | TSE confirma cassação do mandato do distrital José Gomes (PSB)