O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, foi eleito na última quinta-feira, dia 30 de novembro, presidente nacional do PSDB, seu partido. O tucano andava distante da política após enfrentar batalhas judiciais e com o posto de destaque e projeção no âmbito nacional que passa a ter, Marconi figura como um dos pré-candidatos a disputar o governo de Goiás em 2026.
Perillo vai substituir o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que decidiu não permanecer no cargo para se dedicar à gestão estadual e focar em tentar se viabilizar como alternativa nas eleições presidenciais de 2026. Na mesma eleição, a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, foi escolhida como presidente do PSDB Mulher.
O tucano goiano assume o comando da sigla com o apoio do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) que, assim como Perillo, também enfrentou um período de turbulências.
Marconi e Aécio são defensores de uma candidatura do PSDB para presidente em 2026, após o partido abrir mão da cabeça de chapa em 2022 e apoiar Simone Tebet (MDB). O nome mais cotado entre os tucanos é o de Eduardo Leite. No entanto, a ala paulista da sigla, que já teve desentendimentos com o governador gaúcho, não o apoia novamente, expondo que ainda há um racha dentro do ninho tucano.
Carrasco do MDB goiano
Ao longo de sua trajetória política, Marconi Perillo ficou conhecido como o ‘carrasco do MDB goiano’. Seus aliados enchem a boca para afirmar que o tucano é especialista em vencer emedebistas nas disputas que teve para o governo estadual.
Em 1998, Perillo bateu o favorito Íris Rezende no segundo turno. Na eleição seguinte, em 2002, foi a vez do falecido Maguito Vilela, pai do agora vice-governador Daniel Vilela, ser derrotado por Marconi. Depois de ficar um tempo no Senado Federal, Marconi Perillo concorreu ao governo de Goiás em 2010 e voltou a vencer Íris Rezende. No ano de 2014, Perillo e Íris travaram a terceira disputa entre eles e quarta do tucano contra emedebista e Marconi, mais uma vez venceu Íris Rezende.
Como as previsões apontam que em 2026, Daniel Vilela concorrerá a reeleição, nos bastidores especula-se que Marconi deve aplicar uma surra no ‘pupilo’ de Ronaldo Caiado e voltar a comandar o Palácio das Esmeraldas com toda honra e pompa.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.