Na terça-feira (27), a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Vila São Cottolengo, iniciou o segundo mutirão de assistência para pessoas com necessidades especiais, serão três dias de atendimento, com prescrições de cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos e calçados ortopédicos.
A Vila São Cottolengo, referência no tratamento de pessoas com deficiência, é responsável pelo atendimentos. O objetivo dos mutirões é proporcionar, de forma prática e rápida, os serviços que antes só eram possíveis ser encontrados em Goiânia.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Luís de Aquino, destacou a importância dos serviços que agora estão sendo prestados para a população que necessita dos atendimentos.
“Os cadeirantes recebem em casa toda a medicação, fraldas remédios, sondas, não tem mais aquela questão do deslocamento de terem que sair das suas residência, muitas vezes enfrentando ônibus lotado para buscar o material, a determinação do nosso prefeito foi para que eles recebem em casa, e eles estão recebendo e casa”, completou.
Para o presidente do Movimento Pró Acessibilidade, José Ribamar, esse é um momento de vitória para o movimento.
“Nós começamos em 2005, levando 1 pessoa por vez, e hoje chegamos ao ponto de não dar conta de levar até Goiânia, por conta da quantidade de pessoas alcançadas, hoje nós vamos está atendendo aqui a média de 90 pessoas, para fazerem as medidas, nós temos pacientes mais debilitados, a vinda da equipe para cá facilitou para conseguirmos atender em 3 dias uma média de 100 pacientes.
Na ocasião, o vice-prefeito Jorge Amaro, elogiou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido.
“Hoje está sendo oferecido no nosso município esse atendimento e apoio que nunca houve antes, e por determinação do prefeito, que é médico e tem experiência em cuidar de pessoas”, pontuou.
A supervisora do CER III da Vila São Cottolengo, Luciana Alves, parabenizou a iniciativa da prefeitura.
“Quem dera se todo município tivesse um prefeito que abraçassem essa causa, não é fácil sem essa parceria a gente não conseguiria realizar esse trabalho”, disse.
Já o prefeito, Dr. Lucas Antonietti, ressaltou a importância do projeto para o município.
“Eu tive a oportunidade de rodar no meu internato médico em alguns períodos na Vila São Cotollengo e eu sei como é uma instituição séria, que trabalha levando o bem. Criamos a Secretaria da pessoa com Deficiência, justamente para diminuir essas dificuldades, nosso papel é melhorar e facilitar essas dificuldade, seja com fornecimento de materiais, seja com calor humano, realmente precisamos ter um olhar clínico e um olhar humano e é isso que nós estamos trazendo e tentando entregar para os nossos pacientes”, completou.
Para Edvania Miranda, mãe do pequeno Miguel que sofre de paralisia cerebral e ganhou uma cadeira de rodas, a iniciativa foi uma grande conquista para o seu filho.
“Esse projeto é uma benção, já tem mais de 3 anos que meu filho esperava uma cadeira de rodas pelo Distrito Federal e agora com apenas 6 meses meu filho já conseguiu”, comemorou.
Atendimentos
Durante o evento foram distribuídas oito cadeiras de rodas para pacientes que já haviam tirado as suas medidas. Com a realização do mutirão, aproximadamente 90 pessoas serão atendidas, levando mais comodidade à população e orientações, com foco na inclusão da população com deficiência.
Serão três dias de mutirão. A equipe da Vila São Cottolengo vai tirar as medidas de outros pacientes que necessitam de cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos e calçados ortopédicos. O prazo para a entrega desses equipamentos é de até 60 dias.
Secom-Pref. de Águas Lindas de Goiás
Fotos: Divulgação/Secom-Pref. de Águas Lindas de Goiás