O prefeito Dr Lucas Antonietti, assinou a adesão à Declaração de Barranquilla, na última terça-feira (30), em Niterói, no Rio de Janeiro. O protocolo tem metas para ações de infraestrutura com planejamento sustentável. A assinatura aconteceu durante a quinta edição do Encontro Nacional de “Biodivercidades” do Brasil, realizado pelo CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina.
O município de Águas Lindas de Goiás estava entre os 18 municípios brasileiros convidados. O evento faz parte de um ciclo de eventos liderado pelo CAF em diversas cidades da América Latina e Caribe e tem como objetivo fomentar um modelo de ação que incorpore de maneira efetiva a biodiversidade à gestão urbana.
O encontro refletiu a importância de abordar o papel da sustentabilidade para a valorização dos ecossistemas urbanos, analisando os principais desafios das cidades e promovendo a troca de práticas e experiências que permitam conciliar as demandas de preservação da natureza nas cidades e manter o ritmo de crescimento urbano, implantado estrategicamente o verde intervenções de infraestrutura, em particular redes de mobilidade e acessibilidade para pessoas e a proteção dos ecossistemas.
No decorrer do debate se concluiu que é preciso iniciar ações verdes de integração entre a agenda urbana com a biodiversidade, sem esperar o longo prazo para implementá-las, inclusive com o acompanhamento de resultados e alcance de metas.
Para o Prefeito, é de suma importância fazer políticas públicas dentro da agenda ambiental visando uma cidade mais limpa e sustentável.
“Hoje foi um dia muito especial, o nosso município teve os projetos aprovados na primeira etapa, junto à CAF o Banco de desenvolvimento econômico da América Latina. Assinamos a adesão à Declaração de Barranquilla, que corresponde à proteção da Biodiversidade e desenvolvimento de Projetos de boas práticas de infraestrutura, mobilidade limpa, igualdade social e sustentabilidade. O município de Águas Lindas, estava entre os 18 municípios selecionados, entre eles: Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Hortolândia, Mogi Mirim, Fortaleza, Parauapebas, Palmas, Araguaína, Porto Seguro e Ribeirão Preto. Um projeto de futuro, de gestão e que vai impactar a vida dos nossos moradores nas próximas décadas e próximas gerações”, comemorou.
Ao final do encontro, 18 prefeitos e prefeitas assinaram a Declaração de Barranquilla e se comprometeram a impulsionar o desenvolvimento local sustentável, em equilíbrio com a natureza e focado em infraestrutura verde e mobilidade urbana.
(Secom-Prefeitura de Águas Lindas de Goiás)
Foto: Divulgação/Secom-Prefeitura de Águas Lindas de Goiás