Em comemoração ao Dia do Capoeirista, o prefeito de Aguas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti, sancionou, na última quarta (3), a Lei Municipal nº 1.559/2022 que reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e autoriza a inclusão da modalidade na grade curricular da rede municipal de ensino.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que engloba arte marcial, dança, cultura e música.
O esporte também simboliza a luta e a resistência dos povos africanos e afrodescendentes que foram escravizados no Brasil no período colonial.
Um dos primeiros capoeiristas do município, o mestre Pestana, destacou a importância da capoeira na formação do ser humano por valorizar e estimular a paciência, a disciplina e a responsabilidade. “A capoeira transforma vidas”, exalta.
O prefeito Lucas Antonietti lembra que a Lei vai oficializar a prática da modalidade nas escolas da rede municipal.
“Com essa lei nós tornamos oficial o trabalho e a parceria com todos os nossos alunos nas escolas municipais, nós do governo municipal estamos à disposição para apoiar não só a capoeira, mas todo esporte de forma geral, não tenho dúvidas que o esporte é uma plataforma muito econômica para que possamos unir pessoas, unir cultura e com um projeto de educação podemos proporcionar desenvolvimento para esses meninos, que começam a praticar desde a disciplina, autoconhecimento e respeito ao próximo”, concluiu.
Também participaram do evento, o vice-prefeito Jorge Amaro, o secretário municipal de Esporte e Lazer, professor Ulisses Leal, secretário municipal de Educação, Evandro José, vereadores, secretários e mestres de capoeira do município.
Foto: Beto Castanheiro