O Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, neste domingo (data), no Maracanã, em clássico válido pela quarta rodada da Taça Guanabara, pelo Campeonato Carioca 2026. Com gols de Kevin Serna e John Kennedy, o Tricolor levou a melhor no Fla-Flu e ampliou a vantagem na liderança do Grupo A. Everton Cebolinha descontou para o Rubro-Negro.
Com o resultado, o Fluminense chegou aos 10 pontos e se isolou na ponta do grupo. Já o Flamengo vive situação delicada: soma cinco pontos, ocupa a quarta colocação do Grupo B e acumula três derrotas em cinco partidas, flertando com a zona de risco do estadual.
Clássico com titulares e rodízio nas escalações
Conforme o planejamento das comissões técnicas, Fluminense e Flamengo entraram em campo com seus principais jogadores, mas ambos mantiveram o rodízio em algumas posições.
No Tricolor, o técnico interino Maxi Cuberas, substituindo Luiz Zubeldía, utilizou um meio-campo alternativo, com Bernal, Nonato e Lima, além de promover as estreias de Jammes, ex-Mirassol, e do lateral Guilherme Arana, que retornou ao clube após passagem pelo Atlético-MG.
Já no Flamengo, o técnico Filipe Luís promoveu mudanças importantes. O goleiro Andrew fez sua estreia no lugar de Rossi. Léo Ortiz e Alex Sandro voltaram à equipe, enquanto Pedro iniciou como titular no ataque. O meia Arrascaeta foi preservado.
Chuva paralisa jogo e primeiro tempo tem poucas chances
O clássico começou equilibrado, em ritmo de estudo, mas foi interrompido aos nove minutos do primeiro tempo, devido à forte chuva que formou poças no gramado do Maracanã. A paralisação durou cerca de 45 minutos.
Após o retorno, o Flamengo foi mais perigoso. Chegou a marcar com Carrascal, mas o gol foi anulado por impedimento. Em outra chance clara, Samuel Lino desperdiçou dentro da pequena área. O Fluminense, por sua vez, não conseguiu finalizar com perigo antes do intervalo.
Fluminense cresce no segundo tempo e define o clássico
Mais agressivo na volta do intervalo, o Fluminense abriu o placar logo aos seis minutos do segundo tempo. Após erro de Léo Ortiz na saída de bola, a jogada foi construída rapidamente até Kevin Serna, que finalizou com categoria na saída do goleiro Andrew: 1 a 0.
O Tricolor manteve a pressão e ampliou aos 20 minutos. Em cobrança de escanteio de Lima, Bernal desviou de cabeça, a bola bateu em Emerson Royal e sobrou para John Kennedy, que empurrou para o gol. Na comemoração, o atacante colocou uma máscara de urso e recebeu cartão amarelo.
Flamengo reage, mas não evita derrota
Em desvantagem, o Flamengo partiu para o tudo ou nada e conseguiu diminuir aos 27 minutos. Luiz Araújo cobrou escanteio, Vitão venceu a disputa aérea e Everton Cebolinha desviou de cabeça. A bola ainda tocou em John Kennedy antes de entrar.
O Rubro-Negro pressionou até o fim e quase empatou em chute de fora da área de Cebolinha, defendido por Fábio, aos 36 minutos. Apesar da pressão, o Fluminense soube administrar o resultado e garantiu a vitória no clássico.
Próximos jogos de Fluminense e Flamengo
O Brasileirão 2026 começa no meio da semana. O Fluminense estreia na quarta-feira, às 19h30, contra o Grêmio, no Maracanã. No domingo, encara o Botafogo, no Engenhão, pela quinta rodada do Cariocão.
O Flamengo, atual campeão brasileiro, estreia no Brasileirão contra o São Paulo, na quarta-feira, às 21h30, no MorumBis. No domingo (1º), decide a Supercopa do Brasil contra o Corinthians, no Mané Garrincha, em Brasília. Pelo estadual, volta a campo apenas no dia 7 de fevereiro, diante do Sampaio Corrêa.
Ficha técnica – Fluminense 2 x 1 Flamengo
FLUMINENSE – Fábio; Guga, Jammes, Freytes e Guilherme Arana (Renê); Bernal, Nonato (Lucho Acosta) e Lima (Martinelli); Kevin Serna, John Kennedy e Canobbio (Santi Moreno).
Técnico: Maxi Cuberas (interino).
FLAMENGO – Andrew; Emerson Royal, Léo Ortiz, Vitão e Alex Sandro (Varela); Evertton Araújo, Allan (Eric Pulgar) e Carrascal (Plata); Luiz Araújo, Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino (Everton Cebolinha).
Técnico: Filipe Luís.
Gols: Serna (6’), John Kennedy (20’) e Everton Cebolinha (27’) – 2º tempo
Cartões amarelos: Canobbio, Lima, John Kennedy e Guga (Fluminense); Allan e Vitão (Flamengo)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Renda: R$ 2.789.036,00
Público: 46.525 presentes
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Foto: Reprodução/X












