Depois de 12 anos, o Ceilândia voltou a se sagrar campeão do Campeonato Brasiliense, o Candangão. Na tarde deste sábado (06), depois dos dois times empatarem por 1 a 1 no jogo de ida e ficar na igualdade sem gols, no duelo de volta, ambos disputados no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Gato Preto venceu o Capital, nos pênaltis, pelo placar de 4 a 3 e ficou com o tricampeonato. O duelo contou com mais de 15 mil espectadores.
Os dois outros troféus conquistados pelo Ceilândia vieram em 2010 e 2012. O Capital, que fez uma grande campanha, com direito a melhor defesa e melhor ataque do campeonato, buscava o primeiro título estadual. Mas, o clube irá disputar de forma inédita uma competição nacional em 2025: Série D.
Os maiores campeões seguem sendo Brasiliense e Gama, com 13 e 11 títulos, respectivamente. As duas tradicionais equipes ficaram fora da final, o que não acontecia desde 2016. Além do título, o Ceilândia recebeu um prêmio de R$ 1 milhão.
Como foi o jogo
O primeiro tempo do duelo foi movimentado e o Ceilândia foi para cima nos primeiros minutos. A melhor chance veio logo aos oito, quando Cabralzinho recebeu livre na pequena área, mas mesmo de frente com Luan Santos, chutou para fora. A resposta do Capital veio em cobrança de falta de Romarinho, que Thiago Santos fez a defesa.
Na segunda etapa, tudo mudou. E, o Capital passou a controlar as principais ações do duelo. Aos dez minutos, Renan Luís foi fazer o cruzamento e acertou o travessão de Thiago Santos, quase marcando um golaço. Mas, mesmo assim, o duelo terminou zerado no tempo regulamentar.
Nas penalidades, o goleiro Thiago Santos fechou o gol para o Ceilândia e defendeu quatro cobranças do Capital. Do outro lado, o goleiro Luan Santos também defendeu algumas cobranças, mas o Gato Preto venceu por 4 a 3 e ficou com o tri.
(AFI)
Foto: Reprodução/AFI
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.