Atualmente, o portal de serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) permite que sejam solicitados 17 serviços pela internet. O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, informou na última quinta-feira (25) que o órgão vai lançar agora em julho um aplicativo para otimizar os serviços prestados e também ampliará para 40 tipos de procedimentos do órgão que poderão ser solicitados via online pelos cidadãos.
“Queremos um Detran digital”, anunciou Zélio Maia.
Em decorrência da pandemia da covid-19, o Departamento de Trânsito local constatou o aumento dos acessos e pedidos de serviços do órgão em seu portal. Na primeira quinzena de maio, o Detran divulgou que passou de uma média de 4,5 mil acessos diários durante um mês para 49 mil desde quando foi decretada a quarentena na capital federal. Com isso, o atendimento presencial diminuiu nos postos de atendimento da autarquia.
Segundo o diretor, antes da pandemia o órgão havia conseguido diminuir o tempo de espera nas filas dos postos de atendimento. Hoje, o Detran está operando apenas com 50% de seus servidores e agendando a ida do cidadão até uma das unidades da autarquia. “Era uma ação que já havíamos planejado para antes da covid com o intuito de melhorar o atendimento. Aproveitamos esse momento para fazer estudos e avaliar mudanças”, explicou Zélio Maia.
A boa notícia para os cidadãos, em especial para os motoristas, é que o Detran-DF passará a ter um aplicativo que permitirá solicitar os serviços via online utilizando um recurso tecnológico mais prático. Zélio Maia relatou que a área de tecnologia do órgão está sendo reestruturada para garantir a execução dessa transformação no atendimento.
“Queremos um Detran em que o cidadão não precise se deslocar de sua casa para requerer a maioria dos nossos serviços. O cidadão vir ao Detran passará a ser uma exceção e não regra”, afirmou Zélio.
O diretor-geral ainda acrescentou que essa modernização do Detran possibilitará que alguns serviços sejam compartilhados com outros órgãos, como o BRB. “Estamos trabalhando para que agora em julho os cidadãos tenham esses 40 serviços do Detran na palma da mão”, finalizou Zélio Maia.
Por José Fernando Vilela
Foto: Paulo H. Carvalho/Ag. Brasília