• 8 de novembro de 2024

ENTREVISTA FERNANDO LEITE | Novacap está se preparando para ser mais ágil e moderna

Poucos são os gestores públicos que aceitam desafios como o engenheiro elétrico Fernando Leite. Durante entrevista ao Expressão Brasiliense, na tarde desta quarta-feira (16), o atual presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), falou de suas pretensões no comando da empresa mais antiga do Distrito Federal.

Veja também

OPORTUNIDADE PARA PAGAR | Caesb lança programa de negociação de débitos

Ele revelou que, a pedido de Ibaneis Rocha, tem a missão de preparar a Novacap para atuar de forma mais ágil, moderna e seguir cuidando da cidade que a própria empresa foi a responsável por construir.

Com passagens pela direção da CEB e Caesb, nesta última por quatro vezes, o mineiro de Bom Despacho, Fernando Leite ganhou notoriedade por ser considerado um exímio gestor público. No entanto, só agora no governo do advogado Ibaneis Rocha pode realizar um sonho antigo como homem público: gerir a Novacap, a quem denominou como “Empresa Mãe”, em referência a sua criação nos anos 50 para construir Brasília.

“Não poderia concluir a minha vida pública sem passar pela Novacap”, destacou. Ele ainda reverenciou os grandes gestores do passado, como Israel Pinheiro e o arquiteto-urbanista Lúcio Costa.

Ao mencionar que foi convidado pelo governador para presidir a Novacap com o objetivo de trazê-la de volta ao protagonismo, o dirigente confessou que será preciso “trabalhar para fazer surgir uma nova empresa”. Mas, para quem conhece a forma de atuar de Fernando Leite, sabe que essa transformação não será impossível dada a sua capacidade administrativa e espírito de liderança.

Fernando Leite disse que em 2020 a Novacap esteve atuando em mais de 300 obras ou ações de manutenção e elencou algumas delas como o Túnel de Taguatinga, a recuperação asfáltica das diversas rodovias do DF, a conservação dos canteiros floridos, o plantio de árvores, a construção de escolas e creches, revitalização da EPIG, ponte da EPVP, entre outras.

Para 2021, o dirigente demonstrou estar entusiasmado com a possiblidade de trabalhar com um planejamento feito por sua equipe. “Quando cheguei, já havia um planejamento em execução. Agora em 2021, será diferente”, afirmou Fernando Leite ao comentar que a gestão da Novacap passará a ter mais a sua cara, ou seja, terá o seu DNA.

Na busca de oferecer um serviço com mais qualidade a população do DF e modernizar a “Empresa Mãe”, o presidente da Novacap observou que foi adotado um modelo de gestão baseado em três pilares: tecnologia, gestão e recursos humanos. Ele lembrou que a pandemia fez com que a força e a intensidade de trabalho da empresa passassem por ajustes.

“Um pouco mais de 50% dos nossos empregados se encontram no grupo de risco. A Novacap é uma empresa que atua diretamente nas ruas. Não tinha como por o pessoal para trabalhar mediante o alto risco de contágio e transmissão da Covid-19”, ponderou o gestor.

Dos três pilares adotados pela empresa, Fernando destacou que a valorização dos empregados da Novacap é o mais importante. “Sem a maioria deles, isso aqui não funciona. Por isso, que estamos focados em investir na capacitação e treinamento dos nossos empregados”, apontou o engenheiro.

Fernando Leite disse que a capital da República tem que manter suas características e a Novacap estará sempre agindo como zeladora do Distrito Federal.

“Brasília não pode perder o seu glamour de ser uma cidade moderna”, declarou ao final da entrevista.

Por José Fernando Vilela

Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

Read Previous

OPORTUNIDADE PARA PAGAR | Caesb lança programa de negociação de débitos

Read Next

ENSINO DOMICILIAR | Ibaneis sanciona lei que permite aos pais educar os filhos em casa