• 7 de fevereiro de 2026

TRE-DF realiza mutirão para regularização do título e outros serviços

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou, neste sábado (7), a primeira ação especial de regularização do título de eleitor em 2026. A iniciativa tem como objetivo reduzir a demanda antes do fechamento do cadastro eleitoral, marcado para o dia 6 de maio, além de facilitar o acesso da população a serviços eleitorais essenciais.

Durante o mutirão, os eleitores puderam realizar alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização do título, emissão do primeiro título e coleta de biometria, entre outros atendimentos. Novas ações estão previstas para os próximos sábados, sempre das 8h às 15h, com exceção do sábado de Carnaval.

Onde ocorreu o atendimento

Nesta primeira ação, o atendimento foi realizado na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) — responsável pelas regiões do Cruzeiro, Asa Norte e Águas Claras — além de cinco cartórios eleitorais:

  • Ceilândia (2 unidades)
  • Gama
  • Lago Sul
  • Sobradinho

Antecipação para evitar filas

Segundo o assessor de Comunicação do TRE-DF, Fernando Velloso, a antecipação dos mutirões busca evitar transtornos à população nas semanas finais antes do encerramento do cadastro.

“Estamos estimulando a população a fazer a regularização e a emissão do título o quanto antes para evitar filas e tumultos mais próximos do prazo final, em 6 de maio”, explicou.

A abertura aos sábados beneficia, principalmente, quem não consegue comparecer aos cartórios eleitorais durante a semana.

“Muita gente não tem disponibilidade em dias úteis. Abrimos aos sábados para oferecer mais uma opção de atendimento. A previsão é realizar mutirões em quatro sábados, pulando apenas o do Carnaval”, acrescentou Velloso.

Demanda elevada no DF

De acordo com estimativas do TRE-DF:

  • 275 mil eleitores estão com o título cancelado por ausência às urnas, falta de justificativa ou não pagamento de multas;
  • 148 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico;
  • São esperados entre 130 mil e 160 mil novos alistamentos, especialmente de jovens entre 15 e 18 anos, faixa etária em que a emissão do título é facultativa.

Regularize

Em caso de dúvida quanto à regularidade do título de eleitor, a consulta pode ser feita no site do tribunal, na aba “Serviços eleitorais”, em “Situação eleitoral”. Os atendimentos devem ser agendados no site oficial do TRE ou pelo telefone (61) 3048-4000, no qual também é possível consultar os locais disponíveis para atendimento.

O tribunal também orienta que os eleitores consultem previamente a situação eleitoral pelo site. Muitas pendências podem ser resolvidas de casa, como o pagamento de multa, atualmente de R$ 3,50, ou a atualização de dados cadastrais. O cancelamento do título só ocorre após três eleições consecutivas sem voto nem justificativa

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Sob o comando de Godofredo Gonçalves, Instituto Capital fomenta a democratização e o acesso ao esporte

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.