• 21 de novembro de 2024

SÃO PAULO | Ricardo Nunes confirma favoritismo e é reeleito com 59,55% dos votos

Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito de São Paulo. No segundo turno da eleição municipal pela prefeitura da capital paulista, neste domingo, 27, ele venceu Guilherme Boulos (PSOL). Com mais quatro anos de um candidato de direita no posto, a esquerda chegará a 12 anos sem um representante eleito.

O resultado se deu por volta de 18h45 horas deste domingo, 27, com 90,30% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 100% da apuração, Nunes 59,35% (3.393.110) dos votos computados, enquanto Boulos contou com 40,65% (2.323.901).  Votos nulos foram 6,75% (430.756), em branco 3,67% (234.317) e 2.940.360 abstenções.

A votação não foi tão apertada quanto a do primeiro turno, a mais acirrada da história em São Paulo, quando o resultado entre Nunes, Boulos e Pablo Marçal (PRTB) se deu com 99,52% das urnas apuradas e o ex-coach ficou de fora da corrida eleitoral por 0,93 ponto percentual.

A vitória de Nunes, inclusive, aconteceu com mais “folga” do que as pesquisas eleitorais projetaram. Nunes já aparecia à frente de Boulos nos levantamentos feitos no segundo turno — mesmo tendo registrado oscilações para baixo ao longo dos últimos dias, enquanto Boulos oscilou para cima. O emedebista venceu em 54 das 57 zonas eleitorais, conquistando todos os locais em que Marçal foi o favorito no primeiro turno e dominando 17 zonas antes de Boulos — incluindo a de Campo Limpo, onde o psolista mora.

Mesmo em meio ao apagão –que deixou mais de 2 milhões de residências sem luz e chegou a durar mais de 6 dias–, o emedebista se beneficiou do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), bem como da alta rejeição do adversário, que teve a aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a vitória inédita para o MDB, que consolida o crescimento da direita na mais rica e populosa cidade do Brasil, Nunes se une a Gilberto Kassab (PSD) e Bruno Covas (PSDB) na lista de mandatários que conseguiram comandar duas vezes a Prefeitura de São Paulo.

Desde a redemocratização, em 1985, a cidade teve 11 prefeitos diferentes e nenhuma reeleição. Kassab e Covas não foram propriamente reeleitos, já que eles assumiram o posto como vices em seus primeiros mandatos. Essa é a mesma situação do atual prefeito –que assumiu o cargo após a morte de Covas, em maio de 2021.

(Terra)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

OUTUBRO ROSA | Unidades básicas de saúde (UBSs) do DF vão ter atendimento especial para mulheres durante a semana

Read Next

GOIÂNIA | Com apoio de Caiado, Sandro Mabel vence e se elege prefeito da capital de Goiás