Policiais penais flagraram uma tentativa de fuga no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda nesta sexta-feira (10). Os detentos tentaram fazer um buraco no teto da cela durante a madrugada.
O grupo usava uma barra de ferro, que teria sido arrancada da parede. Havia cerca de 25 detentos no local.
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) afirmou que o flagra ocorreu durante uma ronda rotineira e que já tomou providências.
“Os internos foram realocados para que seja feito o reparo na cela. Os autores foram identificados e vão responder por processo disciplinar interno”, informou a pasta.
Coronavírus no CDP
Nesta sexta-feira (10), p Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e a Vara de Execução Penal do DF (VEP) informou que há 14 detentos com teste positivo para o coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda.
Além dos detentos, 19 policiais penais infectados. Os presos foram isolados e os servidores afastados. “Todos apresentam sintomas leves e foram isolados para receber atendimento médico”, consta em nota da Justiça do DF.
O Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe) informou que tomou uma série de medidas de prevenção contra a Covid-19 (saiba mais abaixo), sem alterar a segurança do presídio.
“A Subsecretaria reforça que, mesmo diante de todos os esforços e precauções para evitar o contágio do novo coronavírus no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, todas as medidas de segurança continuam a ser aplicadas em todas as unidades prisionais”.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (10), a juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), Leila Cury, afirma que “não há descontrole na situação no âmbito do sistema prisional do DF“.
Segundo a magistrada, “estão sendo adotadas todas as medidas indicadas pelos órgãos de saúde para evitar a propagação do vírus”. Entre elas, a magistrada cita o isolamento de presos idosos, a realização de triagem em novos detentos e a suspensão de visitas e trabalho externo de apenados do semiaberto.
Medidas de prevenção no sistema carcerário
A Sesipe e a VEP anunciaram uma série de medidas de prevenção contra o coronavírus no sistema carcerário do DF. Veja algumas delas:
- A Visitas das unidades prisionais estão suspensas desde sexta-feira (3) até o próximo dia 10 de abril, quando será novamente avaliada.
- As transferências de detentos das unidades carcerárias da Polícia Civil para o Centro de Detenção Provisória (CDP) ou Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), estão ocorrendo uma vez por semana. Anteriormente, eram feitas duas vezes por semana.
- Ao chegar às unidades prisionais, todos passam por triagem, que inclui vacinação e avaliação, realizada por equipe de saúde
- Há quarentena pelo período de 14 dias aos presos recém-chegados
- Um consultório específico para Covid-19 foi montado no Centro de Detenção Provisória.
- Foram criadas alas específicas para idosos
- A higienização de celas e carros oficiais da Sesipe foi reforçada.
(G1)