O plano de manutenção preventiva programada de substituição de ramais implantado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) chegou a 294 ramais das quadras QNP 12, 16 e 26 e a 224 ramais das QNPs 10 e 14, em Ceilândia.
A iniciativa permitirá a redução na quantidade de vazamentos nas redes de água e, consequentemente, no índice de perdas. Também estão em andamento 460 substituições no Gama, nos ramais das quadras 13 e 17. Os trabalhos têm previsão de conclusão em novembro.
Outras regiões do Distrito Federal também foram incluídas do plano de manutenção. Confira, abaixo, os locais que já tiveram ramais substituídos, alguns com mais serviços em andamento.
- Condomínio Solar de Brasília: 445 ramais
- Mestre d’Armas: 233
- Regimento de Cavalaria: 276
- Condomínio Ville de Montagne: 122, dos 445 previstos
- Vale do Amanhecer: 76, dos 90 previstos
- Asa Sul (quadras SCRS 513/514/515/516): 134, dos 200 previstos.
Recomposição
Ao final de todos os serviços, a Caesb trabalha na recomposição de pavimentação asfáltica, das calçadas, muretas e paredes, bem como, no interior das residências em todos os locais em que o trabalho foi feito.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul, Mauro Laerte, explica que a Caesb possui em seu estoque o material necessário para ser usado durante as obras. Já a mão de obra será executada pelas empresas terceirizadas contratadas. “A implantação adequada e completa dessas melhorias resultará em maior eficiência do sistema”, diz. “Por isso, a Caesb pede a colaboração de todos os moradores durante o processo”.
Para a execução dos serviços, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores, mediante Ordem de Serviço (OS) gerada pelo sistema da companhia. Devidamente uniformizados e com crachá de identificação, os funcionários da Caesb seguem todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool gel.
Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções. Sempre que a população tiver dúvida, basta ligar no número 115 da Caesb para checar e pedir o número da OS à central.
(Agência Brasília)
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília