Com a missão de honrar o legado dos primeiros rotarianos da capital federal, o jornalista Toni Duarte assumiu, na noite de quinta-feira (22), a presidência do Rotary Club Brasília. A solenidade de posse foi prestigiada por rotarianos de outros clubes, políticos, autoridades e jornalistas da capital federal.
Rotariano desde 2017, Toni Duarte vai comandar um dos clubes mais importantes do Distrito 4530, que administra e supervisiona Rotary Clubes do DF, Goiás e Tocantins. Em seu discurso, o novo presidente se comprometeu em trabalhar em prol da instituição e da sociedade.
“Por esta cadeira, que me sento hoje, como presidente empossado, passaram homens de visão que trouxeram consigo o bom nome e a disposição de bem servir a nossa sociedade”, destacou o dirigente.
Toni Duarte ressaltou que o Rotary Club de Brasília foi fundado antes da inauguração da cidade. O clube de Brasília foi instalado em 1958.
“Em março de 1958, começou a história do Rotary Club de Brasília, em cima da poeira vermelha do Planalto Central. Surgiu pela mesma vontade de 33 abnegados companheiros de unir profissionais de diferentes setores, envolvidos na construção da futura capital da República e de fazer amizades duradouras”, mencionou o novo presidente.
O novo governador do Distrito 4530, que será empossado no dia 1º de julho em Tocantins, José Hilário, referendou a escolha feita pelos membros do Rotary Clube Brasília.
“O Toni é a pessoa certa para ocupar essa nova gestão. Somos um grupo e aqui é uma corrida de revezamento. Enquanto um trabalha, o outro faz o próximo planejamento para que continue dando tudo certo. Com o novo presidente, não será diferente”, disse Hilário.
A cerimônia de posse contou com a presença do governador 22/23 do Distrito 4530, Washington Alkmim, do presidente da Fundação Rotária de Brasília, Francisco Borges Filho, do senador Izalci, do PSDB, do distrital Eduardo Pedrosa, do União Brasil, do representante da Secretaria de Governo do DF, Helton de Freitas, além de dirigentes de outros clubes da capital federal.
Sobre o Rotary
O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, Silvester Schiele – comerciante de carvão.
A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.
A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações.
Durante a 2ª Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados a se desativar, enquanto outros intensificaram seus esforços humanitários de modo a socorrer as vítimas da guerra.
A administração interna dos Rotary Clubs se da por meio de cargos. O mais alto cargo é o de presidente, líder de uma comissão denominada mesa, que é composta, além do presidente, do secretário e do tesoureiro, assim como seus respectivos vices.
O Rotary International também ganhou notoriedade pelo trabalho realizado, juntamente com outras organizações internacionais, para erradicar a poliomielite em todo o mundo. As ações da instituição já imunizaram mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais.
Atualmente, o Rotary possui cerca de 1,2 milhão de associados que integram os 37.210 clubes da instituição. Aqui no Brasil, mais de 50 mil pessoas participam dos 2.353 Rotary Clubes espalhados pelo país.
Fotos: Natália Borraz/Rotary Club
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o @expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.