Os sindicatos empresariais que representam os segmentos de livrarias, papelarias, açougues, minimercados, floricultura e feiras do Distrito Federal reelegeram, nesta semana, seus atuais presidentes. José Aparecido Freire (Sindipel-DF), Joaquim do Santos (Sindigêneros-DF) e Francisco Valdenir (Sindifeira-DF), foram reconduzidos por unanimidade, em chapa única, para novo mandato até 2030.
As posses ocorrerão entre fevereiro e março. As eleições dos 27 sindicatos empresariais antecedem as eleições da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), prevista para maio deste ano.

Livrarias e papelarias
À frente do Sindipel-DF desde 2001, José Aparecido Freire também preside o Sistema Fecomércio-DF desde 2021. Empresário do ramo de papelaria e livraria, ele representa cerca de 2 mil empresas no Distrito Federal.
Idealizador do Cartão Material Escolar (CME), Aparecido tem atuado na manutenção e expansão do programa, que reformulou a lógica de aquisição e distribuição de materiais escolares para estudantes da rede pública. Antes de sua implantação, os benefícios concedidos pelo governo eram, em grande parte, adquiridos de grandes fornecedores de fora de Brasília e posteriormente distribuídos às famílias.
Com a transformação do programa em política pública permanente, por meio da Lei 6.273, de 2019, o CME passou a assegurar que os recursos permaneçam no DF, fortalecendo especialmente pequenas papelarias de Regiões Administrativas fora do eixo do Plano Piloto. O modelo contribui para a geração de emprego e renda, amplia a arrecadação de tributos locais e, sobretudo, confere mais dignidade às famílias beneficiadas, que podem escolher diretamente os materiais escolares nas lojas credenciadas.
“Em 2020, o Cartão Material Escolar atendeu cerca de 300 papelarias e beneficiou aproximadamente 100 mil estudantes. Para este ano, a estimativa é alcançar 481 empresas credenciadas e cerca de 172 mil alunos da rede pública”, destacou Aparecido. Segundo ele, o objetivo é ampliar gradualmente o alcance do programa até contemplar todos os estudantes da rede pública.

Açougues e floriculturas
Presidente do Sindigêneros-DF, Joaquim do Santos disse que iniciará seu quarto mandato com foco na continuidade de projetos estruturantes para o setor, que representa cerca de 19 mil CNPJs no comércio varejista de carnes frescas, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas do DF.
Além das missões empresariais anuais para Holambra (SP), referência nacional na cadeia de flores e plantas ornamentais, outro projeto a ser ampliado será o de qualificação profissional para profissionais de diferentes segmentos. Segundo Santos, a partir de demandas identificadas junto aos empresários, o sindicato articulou, nos últimos anos, com o Senac-DF, a oferta de cursos específicos para açougueiros e floristas, com várias turmas já concluídas.
“Havia uma forte demanda por formação técnica e atualização profissional, porque são atividades que exigem mão de obra especializada. Os cursos tiveram excelente resultado, com alta absorção dos alunos pelo mercado. Em 2026, teremos novas turmas ao longo do ano”, explicou.

Feiras do DF
À frente do Sindifeira-DF por quatro mandatos consecutivos, Francisco Valdenir inicia nova jornada com foco no fortalecimento da representatividade dos feirantes e na ampliação do diálogo com o poder público. Atualmente, o DF conta com cerca de 112 feiras públicas e privadas, que reúnem aproximadamente 30 mil feirantes e geram mais de 100 mil empregos diretos e indiretos.
Valdenir destaca a atuação do sindicato na defesa do atual modelo de ocupação das feiras. Além de contribuir para a formulação da Lei nº 6.956/2021, que redefiniu padrões de funcionamento para o setor, ele conta que o sindicato avançou em outras áreas, como na realização da primeira Corrida do Feirante, em agosto, que reuniu mais de 1 mil participantes e passou a integrar o calendário anual da categoria.
Entre as prioridades da nova gestão estão o projeto de criação de uma rádio comunitária voltada exclusivamente ao segmento e a realização de ações sociais mensais nas feiras do DF, em parceria com o Sistema Fecomércio-DF, Sesc e Senac.
Com informações da Fecomércio-DF
Fotos: Divulgação/Fecomércio-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












