Nesta quinta-feira (29), o governador Ibaneis Rocha entregou 78 novos ônibus à população. Os coletivos irão operar em linhas que atendem Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da Avenida Hélio Prates) e Ceilândia, beneficiando um total de 141 mil passageiros.
Os ônibus, da Viação Marechal, são zero-quilômetro, possuem ar-condicionado e estão equipados com motores Euro 6, modelo menos poluente. Eles também oferecem acessibilidade, com elevadores para pessoas com deficiência, e o validador V6, que permite o pagamento da passagem por meios eletrônicos (cartões de transporte, de débito e crédito). No Distrito Federal, a empresa opera 144 linhas com um total de 464 coletivos e cerca de 3,2 milhões de acessos mensais.
O evento ocorreu na Asa Sul, onde os ônibus foram expostos ao longo do Eixo Rodoviário. Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha destacou que as melhorias nas vias, além da construção de viadutos e de corredores de ônibus, complementam a chegada dos novos veículos ao transporte público.
A vice-governadora Celina Leão falou sobre a importância da renovação para a qualidade do serviço prestado ao cidadão. “A determinação do govenador Ibaneis Rocha é que a gente renove e aumente a frota de ônibus até o fim deste ano. Essa entrega traz veículos modernos, que inclusive possuem com ar-condicionado, para que que a população tenha mais conforto e mais opções para se locomover pela cidade. Ao colocarmos melhores ônibus nas ruas, também agimos em favor do meio ambiente, pois eles têm tecnologia que reduz drasticamente a emissão de poluentes”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a meta é renovar 3 mil ônibus até o fim do ano, dos quais mais de 2,7 mil já foram substituídos. Esse esforço garante que o DF tenha a frota mais nova de todo o país.
Para o motorista Lázaro Lima, 43 anos, os novos coletivos chegam em boa hora e vão agradar a toda a população. “Este ônibus é 100%. Totalmente diferente dos outros. Só o ar-condicionado já faz os passageiros amarem. Eles comentam ‘que ônibus geladinho, muito bom, nesse calor é ótimo’”, confirma. Segundo ele, os novos veículos são mais confortáveis para passageiros, motoristas e cobradores, além de serem mais silenciosos e modernos, tornando a viagem mais agradável.
Esse trabalho de substituição dos ônibus vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). Atualmente, a média de idade da frota é de apenas três anos e meio, a mais nova do país.
(Agência Brasília)
Foto: George Gianni/VGDF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.