A juíza Kátia Balbino de Carvalho, da 3ª Vara Federal Cível, decidiu no sábado (20) que o governo do Distrito Federal (GDF) está impedido de decretar a reabertura de bares, restaurantes, academias e salões de beleza a partir do próximo dia 25, conforme anunciado dias atrás pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A ideia era voltar a funcionar primeiros os bares e restaurantes, e na sequência os salões e academias.
A decisão determina que o GDF apresente, em 10 dias, os números e cenários para a pandemia. A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Distrito Federal e Ministério Público do Trabalho.
Apesar de Ibaneis ainda não ter decretado a retomada dessas atividades, a juíza se antecipou. No entanto, o governador se manifestou neste domingo que irá recorrer da decisão. Como o GDF já vinha tratando da volta ao trabalho desses setores com representantes de entidades desses serviços, não será difícil para o governo apresentar um plano de ação à Justiça.
Da Redação com informações do G1