Ainda dá tempo de participar da elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus) do Distrito Federal. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está recebendo contribuições por escrito até 30 de setembro, por meio de formulário online disponível na página oficial do PDTU.
A iniciativa busca contemplar moradores que não puderam comparecer às oficinas de propostas, realizadas entre 18 de agosto e 4 de setembro nas 35 regiões administrativas do DF. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o projeto só será consolidado após a análise de todas as manifestações enviadas pela população.
Participação popular
De acordo com a Semob, o processo de construção do PDTU e do Pmus DF será feito com base em dados de campo e nas contribuições enviadas pelos brasilienses. “A modelagem do sistema de transporte, com as soluções mais adequadas, será feita no laboratório a partir dos dados coletados nas pesquisas de campo e nas contribuições da população. Todo esse conjunto será analisado pela equipe técnica, que vai simular cenários e apresentar as propostas finais em audiências públicas”, destacou Zeno.
O resultado das oficinas foi apresentado nesta terça-feira (9) ao Conselho de Transporte Público Coletivo do DF. Na ocasião, o secretário reforçou a importância da participação da sociedade:
“A colaboração da população neste momento final é fundamental. Cada sugestão pode aprimorar um projeto que vai definir o transporte público e a mobilidade urbana do Distrito Federal pelos próximos 10 anos”, afirmou.
Próximas etapas
Após o encerramento do prazo de contribuições, a equipe técnica fará um processo detalhado de consolidação das propostas, incluindo a análise das manifestações enviadas online e das registradas durante as oficinas presenciais.
Na sequência, o texto final será submetido a novas audiências públicas, previstas para outubro e dezembro de 2025. Só depois dessa validação popular o projeto seguirá para análise na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Com informações da Agência Brasília
Foto: Divulgação/Semob-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.