Entre os dias 8 e 31 de março, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal flagrou 154 condutores dirigindo sob a influência de álcool durante as ações da Operação Toque de Recolher, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública.
Veja também
560 FAMÍLIAS CONTEMPLADAS | Ibaneis e Bolsonaro entregam moradias em São Sebastião
Neste período, os agentes de trânsito do Departamento abordaram 4.703 condutores que circulavam pelas vias urbanas do Distrito Federal entre as 22h e 5h, descumprindo o Decreto nº 41.874/2021. Além de orientá-los a retornarem para suas casas, os agentes autuaram aqueles que foram flagrados em alguma irregularidade de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Além dos 154 condutores alcoolizados, as equipes de fiscalização autuaram 69 por não possuir habilitação e 595 por infrações diversas – como deixar de usar o cinto de segurança, usar o celular enquanto dirige, circular com veículo não licenciado ou com habilitação vencida, por exemplo. Também foram autuados 62 motociclistas que pilotavam motocicleta com o escapamento adulterado, causando poluição e tirando o sossego da população. No total, 178 veículos foram recolhidos aos depósitos do Detran.
Operação
A Operação Toque de Recolher integra a força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas de combate à Covid-19, em diversos pontos das cidades.
Diariamente, pelo menos quatro grandes pontos de bloqueio são montados pela fiscalização de trânsito do Detran, com disponibilização de quatro viaturas e guinchos. Apesar do caráter predominantemente orientativo, a fiscalização de trânsito está atenta a toda e qualquer irregularidade de trânsito, procedendo à autuação e ao recolhimento do veículo, quando for o caso.
(Detran-DF)
Foto: Divulgação/Detran-DF