Ao longo desse período, a Operação Sossego resultou em 24.659 autuações com base no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): conduzir um veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante configura uma infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23, registro de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até sua regularização. Nos cinco anos anteriores ao início da operação (2015 a 2019), haviam sido registradas 4.199 ocorrências. Esses dados são relativos a todos os órgãos de trânsito do DF: Detran, PMDF e DER.
Durante as operações, os agentes de trânsito além de verificarem o escapamento das motos, fiscalizam a documentação, como a CNH e o licenciamento, assim como as condições de circulação do veículo.
Segundo dados da Gerência de Estatística de Acidentes de Trânsito (Gerest), o Distrito Federal registrou um aumento na frota de motocicletas nos últimos cinco anos. Atualmente, há 275.592 motocicletas em circulação, o que representa um crescimento de 20% no período. Entre 2015 e 2019, o número de motos era de 209.659, apresentando uma variação de 13% naquele intervalo.
Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a Operação Sossego vai além de uma ação de trânsito: trata-se de uma questão de ordem pública. “No Distrito Federal, temos percebido que essa operação conta com o apoio da população. Muitas famílias, especialmente aquelas com crianças autistas, relatam os impactos positivos dessa iniciativa. O ideal seria que esse tipo de infração não ocorresse com tanta frequência, mas, quando acontece, estamos comprometidos em trabalhar para coibi-la”, destacou Glauber.
Em 2020, como parte das ações do Detran voltadas para motociclistas, a Diretoria de Educação do Detran-DF criou o projeto “Entregador de App – Detran-DF”, com o objetivo de promover a conscientização e a segurança no trânsito, especialmente entre os “motoboys” que atuam como entregadores por meio de aplicativos.
A iniciativa inclui abordagens diretas a esses profissionais, oferecendo informações sobre o uso correto dos equipamentos de segurança, como capacete, luvas e óculos, além de orientações sobre a legislação de trânsito aplicável, o transporte de passageiros na garupa, práticas de direção defensiva e a importância da manutenção preventiva das motocicletas. Apenas entre janeiro e novembro do ano passado, aproximadamente 1.135 motociclistas foram alcançados pela ação.
Megaoperação
Na noite desta quarta-feira (8), o Detran-DF realizou uma grande Operação Sossego na Região Administrativa de Taguatinga, para marcar os cinco anos de existência da operação no Distrito Federal.
Ao todo, foram realizadas 150 abordagens e 40 testes de etilômetro. Três condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool, cinco estavam com a CNH vencida e 14 eram inabilitados. Além disso, 16 motocicletas estavam com escapamento irregular e oito veículos com o sistema de iluminação alterados. A operação resultou na remoção de 10 veículos e mais 15 autuações por infrações diversas.
Destaque
Um condutor inabilitado foi autuado em um ponto de blitz e teve a motocicleta retirada por um condutor devidamente habilitado. No entanto, o mesmo condutor foi flagrado em outro ponto de blitz, pilotando outra motocicleta, e foi novamente autuado por ser inabilitado. Além disso, a o proprietário também será autuado por permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar (PMDF).
(Detran-DF)
Foto: Divulgação/Detran-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.