A escalada da fome no Brasil e na capital federal está expressa em pratos cada vez mais vazios, olhares cada vez mais preocupados, e números em permanente e rápida ascensão. Em 2022, segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 33,1milhões de pessoas não têm o que comer. Com este cenário, o trabalho do programa Mesa Brasil Sesc, que pertence a maior rede de banco de alimentos da América Latina, se tornou essencial.
Nesta quinta-feira (28) o Mesa Brasil Sesc DF recebeu doação de 14.480 quilos de hortifrúti da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os alimentos doados por esse importante parceiro já foram distribuídos pela equipe do Mesa Brasil DF para 13 Centros de Educação de Primeira Infância (CEPI), além de instituições que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, a ação beneficiou mais de dois mil alunos e milhares de pessoas.
A coordenadora do Mesa Brasil Sesc DF, Cláudia Vilhena, comemorou as doações e reforçou que a filosofia do programa é de assumir efetivamente o protagonismo na mudança do cenário da fome na capital federal e no País. “As doações da Conab beneficiaram cerca de 3.300 pessoas. É extremamente importante receber as doações nesse momento de aumento da fome no País. Sabemos que muitas crianças, infelizmente, só se alimentam na escola. Por isso, essas doações são tão importantes. São alimentos de qualidade chegando para estudantes carentes”, destacou Cláudia.
Ainda segundo o levantamento, são 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome em pouco mais de um ano. A edição recente da pesquisa mostra que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau –leve, moderado ou grave (fome). Além disso, o país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990.
Agente incansável na luta contra a fome, o Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Pioneiro no Distrito Federal, tem como finalidade garantir o direito humano à alimentação.
Para isso, busca ações onde sobram alimentos e os entregam em locais que estão em falta, cooperando para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social. Ao todo, são 308 instituições que beneficiam mais de 85 mil pessoas no DF.
(Sesc-DF)
Foto: Divulgação/Sesc-DF