Após entregar a primeira escola voltada para alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep-EaD), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, disse na manhã desta quarta (19) que a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, vai continuar comandando a pasta.
Hélvia é uma das responsáveis por conduzir as reformas nas unidades educacionais e os trabalhos da Secretaria de Educação durante a pandemia. “A Hélvia vai continuar fazendo esse belíssimo trabalho que vem sendo feito na educação”, declarou Ibaneis aos jornalistas.
A escola possui 1.252,23 m² de área total construída e teve toda a sua estrutura reformada com um investimento de R$ 863 mil. Presente no local, o governador Ibaneis Rocha destacou o fato de alunos do EJA e do EAD ganharem um espaço adequado para o ensino.
“Tenho certeza que os alunos que chegarem aqui se sentirão acolhidos pelos professores e pelo ambiente organizado”, governador Ibaneis Rocha
“Quantas pessoas deixaram de ter oportunidade na vida porque não tiveram acesso aos estudos?”, questionou. “Então, nós estamos aqui hoje recriando essa chama, e eu tenho certeza que os alunos que chegarem aqui se sentirão acolhidos pelos professores e pelo ambiente organizado.”
Boa estrutura
É nesse espaço organizado que a secretária de Educação e a diretora do Cejaep, Indira Rehem, acreditam que os alunos vão evoluir e concluir os estudos em uma estrutura adequada. “O Cejaep é o resgate de quem, em algum momento, teve que abandonar a escola; o avanço dessa etapa de ensino é um resgate”, pontuou a secretária.
“Temos estudantes de 15 anos até 72 anos”, ressaltou a diretora do Cejaep. “O aluno que procura o Centro tem um sonho de concluir a educação básica. Funcionávamos no Cesas, na 602 Sul, e não tínhamos uma identidade enquanto escola. Ter esse espaço, uma sede, é a realização de um sonho.”
Começa a construção da segunda escola do Jardins Mangueiral
Ainda durante o evento, o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço que autoriza a construção do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Mangueiral, com capacidade para atender até 1.600 estudantes. Em maio deste ano, o governo começou a erguer a primeira unidade da região, o Centro Educacional (CED) Mangueiral.
O investimento é de R$ 10,4 milhões para a construção do CEF, que vai atender de 880 a 1.600 estudantes – a depender do número de turnos.
Foto: Renato Alves/Ag. Brasília