“Moro em um apartamento que fica em um beco; e, nele, tem um poste com iluminação de LED que garante a minha segurança à noite, quando eu saio ou chego em casa.” A frase, da jornalista Zuleika Lopes, 61 anos, moradora da QE 15 no Guará, representa bem o sentimento de moradores de todo o Distrito Federal que vêm percebendo, no dia a dia, o investimento em iluminação pública feito pela atual gestão do Governo do Distrito Federal (GDF).
De 2019 até o momento, o GDF investiu R$ 50 milhões na troca da iluminação convencional nas regiões administrativas. No total, a Companhia Energética de Brasília (CEB) instalou aproximadamente 60 mil luminárias de LED – que são mais eficazes e econômicas, com uma redução de até 40% na conta de energia para os cofres públicos.
“À noite, fica parecendo que estamos de dia” – Zuleika Lopes, 61 anos, moradora da QE 15 no Guará
O Guará recebeu 4.270 luminárias de LED, que contribuíram para o aumento da visibilidade e da segurança noturnas. “Para fazer caminhadas à noite, a nova iluminação ajuda muito. Segurança pública é o que todos nós almejamos. Uma iluminação adequada faz com que o trabalho policial seja mais eficiente durante o patrulhamento, bem como inibe a bandidagem de atuar. Iluminação pública de qualidade é um dos pilares de segurança”, reforça Zuleika
A jornalista destaca que a percepção de mudança é tão grande que, com as novas lâmpadas de LED, “à noite, fica parecendo que estamos de dia”.
Também moradora do Guará, a empresária Carmem Oliveira, 55 anos, considera a troca de iluminação como primordial para o bem-estar da população. “Aqui na frente da minha casa, a iluminação de LED está maravilhosa. O DF está cheio de obras, e isso é muito importante para toda a população”, destaca.
Totalmente eficientizada
O Cruzeiro foi a primeira região administrativa do Distrito Federal com iluminação pública com 100% de lâmpadas de LED. Por meio do projeto de eficientização da CEB, foram substituídas 4.572 lâmpadas convencionais. Um investimento de R$ 3,5 milhões que beneficiou as 33 mil pessoas que moram na região.
Morador do Cruzeiro há 55 anos, o servidor público Epitácio Ouriques, 59, passeava à noite com seu cachorro na Praça do Gavião. “Se vocês estão vendo a criançada aqui [na quadra de futsal e no campo de grama sintética] jogando bola, se divertindo, é graças à troca da iluminação. Então, não tem nem o que discutir sobre a importância dessa ação. Eu nunca vi o Cruzeiro tão iluminado”, afirma.
“A iluminação de LED tem melhorado a qualidade de vida de muitas comunidades, uma vez que aumenta a sensação de segurança e as pessoas passam a ocupar os espaços públicos à noite, além de um melhor funcionamento do comércio no período noturno” – Edison Garcia, presidente da CEB
O administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, define a diferença de iluminação entre a antiga e a de LED como “espantosa”. “De um ponto da rua, conseguimos enxergar até o final dela, o que melhora a vida das pessoas, pois aumenta a segurança”, conta o gestor.
Entre as regiões administrativas que mais receberam luminárias de LED nos últimos três anos, estão, além de Cruzeiro e Guará, Lago Norte (3.153), Planaltina (3.542), Plano Piloto (6.162), Samambaia (4.737) e Taguatinga (3.522).
Santa Maria, Sobradinho, Sobradinho II e Brazlândia receberam mais de duas mil luminárias cada e Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, SCIA/Estrutural, Sudoeste/Octogonal e Vicente Pires receberam mais mil.
Presidente da CEB, Edison Garcia conta que a busca pela substituição está em alta no Distrito Federal. “Os projetos de eficientização da iluminação pública estão sendo cada vez mais demandados pelas regiões administrativas. A iluminação de LED tem melhorado a qualidade de vida de muitas comunidades, uma vez que aumenta a sensação de segurança e as pessoas passam a ocupar os espaços públicos à noite, além de um melhor funcionamento do comércio no período noturno”, declara.
Garcia cita também a importância da mudança no aspecto econômico. “Com o avanço da tecnologia de LED, as luminárias duram bem mais, o que garante economia em manutenção e evita reposições, descartes e prejuízos. Além disso, há uma redução significativa de até 40% no custo de energia elétrica para o Parque de Iluminação Pública do Distrito Federal”, completa o presidente da CEB.
(Agência Brasília)
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília