Na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Abscôndito, que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao blog “De Olho no Poder”, que surgiu no cenário local com notícias que atacavam políticos e autoridades do governo local, mas sem apresentar provas.
Durante a investigação, a PCDF descobriu que o endereço na web está em nome de um detento do sistema penitenciário pelos crimes de receptação, furto de veículos, roubo de transeunte, tentativa de homicídio, falsa identidade, porte de arma branca, porte de drogas e uso de documentos falsos. De acordo com a Polícia Civil do DF, o site pode estar sendo administrado por pessoas que residem no Distrito Federal e não pelo responsável.
A investigação é conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo os investigadores, a partir de junho deste ano, a delegacia passou a receber diversas ocorrências relacionadas a crimes contra honra cometidos por meio do blog. À princípio, quatro pessoas diretamente ligadas à atividade política no Distrito Federal e duas com atuação no primeiro escalão do administração direta e indireta estão entre as vítimas do falso jornalista.
No site, consta o nome de um suposto jornalista investigativo que se apresenta como Rafael Guimarães. Nos bastidores, há rumores de que ele seja ligado a pessoas que costumam achacar políticos com publicações inescrupulosas com o objetivo de manchar a honra e a imagem das vítimas e depois pedir dinheiro para suspender ou retirar as matérias do ar.
Da Redação com informações da PCDF